Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O papel das Bibliotecas no século XXI



A palestra proferida pela Ms. Wendy Zaman (Diretora do Centro de Informação e Pesquisa da Embaixada dos EUA [IRC]) teve grande destaque no auditório da FIEC / Senai - Fortaleza, transmitida por Videoconferência através da infovia CNI com tradução simultânea por intermédio do Projeto Ferramentas de Gestão e Novas Tecnologias: ampliando os horizontes nas áreas de Biblioteconomia e Administração, em parceria com o SENAI - Juazeiro do Norte.

A palestra foi de grande relevância e contou com a presença de 07 (sete) bibliotecários e 65 (sessenta e cinco) estudantes do curso de Biblioteconomia da UFC - Cariri.

A temática principal foi o futuro das bibliotecas: Será que ainda existirão?
Com certeza sim. Os lugares serão mais dinâmicos para a família e bem mais dinâmica através da evolução da Tecnologia da Informação que oferece, em alguns países, mais opções através de TV, programas de computador e a própria Internet que com seu advento trouxe muitos benefícios para as bibliotecas.



O marketing da Biblioteca deve despertar a consciência da população sobre seus serviços (referência, disseminação da informação) tornando-se mais proativas e fundamentais para a comunidade.

Os programas podem ser divididos em:
Programas para jovens:
  • Hora do conto;
  • Grupos de discussão;
  • Concursos.
e Programas para adultos:

  • Discussão sobre livros;
  • Eventos noturnos periódicos;
  • Palestrantes (podenso ser da própria comunidade);
  • Filmes, seguidos de discussão;
  • Aulas sobre o uso da Internet.

Finalmente, ela considerou que as bibliotecas trazem a todos um mundo de conhecimento tanto em sua forma tradicional quanto em sua "nova forma". Elas estão se tornando em espaços dinâmicos, como a própria Web.

Vantagens das Bibliotecas Digitais

Olá pessoal... ainda de volta de férias, trago aqui uma opinião sobre a caracterização das bibliotecas digitais que a cada dia vem trazendo novas perspectivas e visões para seus profissionais e também o público.

As bibliotecas digitais (BD) permitem vantagens, como o tratamento de materiais raros, o acesso remoto e simultâneo, a preservação de documentos originais e a usabilidade. Possui ainda algumas desvantagens mas acredito que a biblioteca deve tomar novos rumos, que é ser centrada no usuário, adaptável às necessidades de informação, dinâmica e, principalmente, oferecer a mudança de mentalidade e não de tecnologia.

E essas características das BDs estão fazendo com que as bibliotecas não tenha mais barreiras e convide seus usuários a participarem ativamente dos seus novos rumos: Biblioteca 2.0.

Esta apresentação so SlideShare traz algumas definições aceitáveis para disponibilizar informações através de ambientes 2.0.

Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Volta de férias!! e III videoconferência

Sim a partir de hoje retornamos às atividades e para começar quero anunciar a continuação do nosso projeto de videoconferência.
Após o sucesso da II videoconferência em abril de 2008 com a Sra Adelaide Côrte dessa vez faremos uma videoconferência com a bibliotecária americana Sra. Wendy Zaman.
O evento acontece na próxima semana, dia 19 de agosto de 2008 às 9h e será transmitido para Juazeiro do Norte no auditório do Senai em Juazeiro.
Tema:"O papel das bibliotecas no século XXI"
Palestrante: Wendy Zaman
Formação: Bacharel em Artes com grau em literatura pela American University em Washington DC e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de Long Island em Nova Iorque.
Profissional com mais de 20 anos de experiência em bibliotecas com passagem pela Asia e Africa. Atuou nos anos de 2003 e 2004 na Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka nos Centros de Informação Americanos e também em bibliotecas universitárias. Consultora atualmente é diretora do centro de informação e pesquisa da embaixada dos EUA em Brasília.

Convidamos a todos os bibliotecários da região e estudantes a participarem da palestra.

David