Com a onda de ebooks/tablets trazendo impacto no mercado editorial e consequentemente nas bibliotecas o Goethe-Institut São Paulo, a Maison de France e o Instituto Cervantes com o apoio da Fundação Memorial da América Latina convidam para um colóquio internacional sobre o assunto.
O colóquio tem por objetivo discutir a mudança da leitura no papel impresso, existente há quase 600 anos para a leitura digital e interativa.
Os e-books estão cada vez mais próximo do consumidor da informação, transformando o modelo tradicional das bibliotecas e dos negócios editoriais empresas como a Amazon e o seu leitor Kindle e a Apple e o seu iPad tem observado estas mudanças ocorrerem assim é importante discutir junto a comunidade de bibliotecários este assunto que está cada vez mais na moda.
OBS: Clique na Imagem para ver o programa original
OBS: Clique na Imagem para ver o programa original
Programação
8h
Recepção e credenciamento
Recepção e credenciamento
9h
Abertura
Abertura
9h30
Estado atual da questão: oferta, negociação, valorização e uso dos e-books nas bibliotecas acadêmicas francesas
Estado atual da questão: oferta, negociação, valorização e uso dos e-books nas bibliotecas acadêmicas francesas
Claire Nguyen, bibliotecária, diretora do Consórcio Couperin da Bibliothèque Interuniversitaire de Santé Paris
Os e-books estão presentes nas bibliotecas acadêmicas desde 2007. Entretanto, os bibliotecários franceses reclamam de uma falta de qualidade na ofertas desse suporte em sua língua, oferta irregularmente repartida segundo as disciplinas e os níveis relativos a cada uma delas, sendo mal adaptada à demanda. Por esta razão, os negociadores do consórcio Couperin tentam construir a oferta e seus modelos conjuntamente com os editores, a fim de sustentar o desenvolvimento dos e-books. É necessário igualmente valorizá-los [por meio de descrições e pela sua promoção], o que permitirá desenvolver também seu uso. A célula e-books do consórcio Couperin acompanha ativamente esse processo, tanto no terreno da biblioteconomia quanto no dos consumidores – e minha intervenção é uma síntese desse processo.
10h30
Experiências com e-books em uma biblioteca pública alemã
Experiências com e-books em uma biblioteca pública alemã
Frank Daniel, bibliotecário, diretor do departamento de serviços escolares e serviços eletrônicos da Stadtbibliothek Köln [Biblioteca Pública de Colônia]
Cada vez menos a nova geração compreende o sentido e a finalidade das bibliotecas. Na Internet pode-se obter informações atuais gerais e especializadas em qualquer hora e lugar. Além disso, houve um enorme aumento do uso de Smartphones, iPads, Tablet-PCs e e-Readers móveis. Juntamente com as lojas virtuais de e-books da Amazon, Apple e Google esta é uma ameaça real para o conteúdo tradicional das bibliotecas. Para continuar realizando sua tarefa clássica, uma biblioteca também deve disponibilizar na Internet fontes eletrônicas atrativas aos seus leitores, não acessíveis de forma gratuita. Uma possibilidade é o empréstimo digital online através da Firma DiViBib. Ele permite que usuários de bibliotecas façam o empréstimo de conteúdo digital licenciado pelas editoras como livros, audio-livros, músicas, filmes e jornais. O uso é por um período pré-determinado, através de download no computador ou dispositivo móvel do leitor. Em 2007 a Biblioteca Pública de Colônia foi biblioteca piloto e desde o princípio pode acompanhar a evolução do projeto. Atualmente são mais de 250 bibliotecas participantes, algumas delas também disponibilizam e-Readers para empréstimo. A palestra discute as seguintes questões: como funciona o empréstimo digital online e como é a experiência da Biblioteca Pública de Colônia? Como são disponibilizados os e-Readers? O que dizem os leitores? Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo digital? Quais as alternativas para as bibliotecas públicas? Como será o futuro?
11h30 – discussão plenária
12h00 – intervalo para almoço – há restaurante por quilo no Memorial da América Latina
13h30
O e-book, um desafio à criatividade: o caminho a seguir sob a ótica da Espanha
O e-book, um desafio à criatividade: o caminho a seguir sob a ótica da Espanha
Antonio Rodríguez de las Heras, doutor em Letras e Filosofia, diretor do Instituto de Cultura y Tecnologia da Universidad Carlos III de Madrid
Esta apresentação divide-se em duas partes. A primeira, dedicada a uma exposição das características deste fenômeno cultural que gera a mudança do suporte da escrita. A passagem do papel ao suporte digital provoca um efeito dominó que alcança o livro códice, a edição, a distribuição, os modos de leitura e a escrita. Todas as manifestações seculares da cultura escrita se vêem afetadas. A indicação de todos estes fenômenos de mudança será um dos objetivos desta primeira parte. Mudanças no artefato de leitura, no espaço de leitura [da página para a tela], na escrita [do texto ao hipertexto; da ilustração à escrita multimídia] e do conceito de obra [da encadernação à “nuvem”]. Apresentado este panorama que altera o até então estabelecido, a segunda parte estará centrada na resposta que as editoras [e os novos modelos de negócio], as bibliotecas [e a sua busca por novas funções], os hábitos e a mentalidade dos leitores e a criação dos escritores na Espanha.
14h30
O cenário editorial francês em matéria de e-books
Jean-Michel Ollé, editor, diretor editorial da Hachette Livre International
Desde 2010, a edição francesa entrou, após muita hesitação, na era digital. Os catálogos digitais
começaram a ganhar corpo. A oferta às bibliotecas, historicamente limitadas nestes últimos anos às
revistas e publicações científicas, se diversifica em direção à Literatura e às Ciências Humanas.
Subsistem ainda numerosos problemas, jurídicos, técnicos e comerciais – em termos de controle de preços, de respeito à propriedade intelectual, de interoperacionalidade de dados etc. Mas esses problemas vão sendo identificados e, pouco a pouco, a profissão se organiza para oferecer ao público e às bibliotecas conteúdos de qualidade no formato e-book.
15h30 – Intervalo para café
16h
E-books: um belo e novo mundo?
Christoph Freier, administrador de empresas, diretor da divisão de Entretenimento da GfK Panel Services Deutschland
Na Alemanha, o ainda jovem mercado de comércio via download foi responsável por cerca de 5% dos gastos com entretenimento no ano de 2010. Também no mercado de livros são aguardados novos impulsos através dos e-books. Neste contexto e tendo como exemplo o mercado alemão, as seguintes questões serão examinadas de forma mais detalhada:
- Que papel o comércio de livros digitais desempenha se comparados a mercados de entretenimento vizinhos?
- Em que medida o tema e-book é conhecido do consumidor final, qual a atitude do consumidor frente aos livros digitais? Quais barreiras existem? – Qual a situação atual do mercado de e-books? [tamanho, estrutura de vendas, gêneros, preços]
- Como é avaliado o mercado de e-books sob o ponto de vista das editoras e livrarias?
- Qual o potencial do mercado de e-books?
17h00 – Discussão plenária
Serviço:
Data: 8 de setembro de 2011, 5ª feira
Horário: 8h às 17h30
Local: Auditório Simon Bolívar – Fundação Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade 664
São Paulo – Capital
Estação Barra Funda do metrô – estacionamento no localInscrição gratuita e antecipada através do email biblioteca@saopaulo.goethe.org constando nome completo, instituição e email. É obrigatória a apresentação de RG original para o empréstimo dos fones de tradução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário