Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2025

XXIII SNBU 2025 - São Paulo-SP

 

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) está em sua 23ª edição. O XXIII SNBU será realizado na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, com o tema Ciência Aberta: realidade (im)possível?", o evento será realizado entre 17 e 20 de novembro de 2025, sob organização da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).


O local do evento será o Centro de Convenções Frei Caneca, 01307-001, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo, São Paulo.

Data do SNBU 2025
A data do evento será de 17 a 20 de novembro de 2025.

Eixos temáticos

EIXO 1 - Biblioteca & Sociedade
Abrange estudos e práticas voltados à integração das bibliotecas com a sociedade, alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

EIXO 2 - Inclusão e Pertencimento
Destaca ações e pesquisas que promovem a inclusão plena de pessoas com deficiência e o protagonismo de grupos minoritários no ambiente das bibliotecas.

EIXO 3 - Gestão de Bibliotecas
Contempla iniciativas relacionadas à gestão de pessoas, acervos, tratamento da informação, além de estratégias políticas e institucionais para fortalecer as bibliotecas.

EIXO 4 - Produtos, Serviços, Tecnologias & Inovação
Abrange ações, pesquisas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores para  bibliotecas.  Compreende também  o uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas, incluindo Inteligência Artificial, automação, digitalização e outras ferramentas que modernizam e aprimoram a experiência dos usuários.

EIXO 5 - Ciência Aberta
Explora todo o ecossistema da Ciência Aberta, incluindo Acesso Aberto, Ciência Cidadã, Infraestruturas Abertas, Repositórios, Acordos e Contratos, entre outros temas essenciais.

EIXO 6 - Advocacy em Bibliotecas Acadêmicas
Foca no papel político e social da Biblioteconomia, destacando a atuação da pessoa bibliotecária como agente de transformação e defesa da profissão.

EIXO 7 - Censura e Pós-Verdade
Inclui estudos, relatos e iniciativas de combate à censura informacional e à disseminação de fake news, promovendo a defesa da informação confiável.

EIXO 8 - Métricas
Apresenta contribuições para dar visibilidade às bibliotecas ou voltadas para mensuração  do impacto das bibliotecas e de suas instituições em avaliações nacionais e internacionais.


Apresentação de Trabalhos
Os trabalhos poderão ser apresentados em forma de resumo expandido. As normas e detalhes da submissão poderão ser acessados na parte de submissão no site do evento.

Cronograma

EtapasData
Início da submissão de trabalhos08/04/2025
Fim da submissão de trabalhos15/06/2025

Notificação sobre os trabalhos aceitos e resultados das avaliações

31/07/2025
Prazo para o envio da versão corrigida.
Prazo para inscrição de, no mínimo, um dos autores.
31/08/2025
Realização do SNBU 202517/11 a 20/11/2025






XXV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIB 2025 - Rio de Janeiro-RJ



De 03 a 07 de novembro irá acontecer o XXV Enancib 2025 em Botafogo no Rio de Janeiro-RJ. Com o tema Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável, o evento deste ano será organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  de modo associativo até 2024.

O Enancib carioca, apresenta como tema “Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável”, que nos trará a oportunidade para aprofundarmos o debate sobre como a informação e o reconhecimento de múltiplas formas de saberes, combinados com a defesa dos direitos difusos, ou seja, aqueles direitos que pertencem a coletividades, como o direito ao meio ambiente equilibrado, à saúde, à educação e à diversidade cultural, podem contribuir para a realização de um desenvolvimento que seja, de fato, sustentável e emancipador.


As submissões de trabalhos iniciam-se no dia 28 de fevereiro até 11 de maio de 2025 pelo link. (Prorrogado até 25 de maio)

A participação no XXV ENANCIB terá as seguintes modalidades:

Trabalho Completo

Podem participar como autores ou coautores

  • Doutor(es/as);

  • Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

* Clique para baixar o template e para acessar as Normas para Trabalhos Completos

Resumos expandidos

Podem participar como autores ou coautores

  • Doutor(es/as);

  • Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

* Clique para baixar o template Resumo Expandido e para acessar as Normas para Resumos Expandidos


Para submeter trabalhos os autores podem escolher uma das seguintes áreas referentes aos Grupos de Trabalho deste ano de 2025:

GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Ementa: Estudos históricos e historiográficos em Ciência da Informação. Estudos filosóficos em Ciência da Informação. Epistemologias, Saberes e Ciência da Informação. Escolas de pensamento, correntes teóricas, autorias e obras de fundamentação. Constituição e desenvolvimento teórico e metodológico do campo
científico informacional. Objetos/fenômenos de estudo da Ciência da Informação e suas elaborações teórico-conceituais. Reflexões e discussões sobre níveis de integração disciplinar em Ciência da Informação. Implicações epistemológicas das dinâmicas informacionais contemporâneas.

Coordenadora:  Dra. Luciana de Souza Gracioso (UFSCAR)
Coodernador Adjunto: Dr. André Vieira de Freitas Araujo (UFPR)

GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento

Ementa: Estudo das teorias, metodologias, políticas, instrumentos, processos e produtos da organização e representação do conhecimento, descrição, recuperação e acesso à informação, nas suas dimensões epistemológicas, aplicadas e sócio-culturais, a partir das perspectivas terminológicas e tecnológicas em ambientes informacionais.

Coordenador: Dr. Fabiano Ferreira de Castro (UFSCar)
Coordenadora Adjunta: Dra. Suellen Oliveira Milani (UFF)

GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

Ementa: Mediação, circulação, leitura e apropriação da informação: abordagens teóricas, práticas, filosóficas, sociológicas, políticas e antropológicas. Relações entre mediação, circulação e apropriação da informação e a mediação cultural e da leitura. Mediação e protagonismo social. Mediações para inclusão informacional, cultural e social. Dispositivos mediacionais: ambiências, instrumentos, processos, técnicas e tecnologias, estudos de usuários, produtos e práticas. Mediações pela emancipação social, decolonialidade, interseccionalidade, sustentabilidade e contra a desinformação, discriminações e violências. Pessoas leitoras. Pessoas mediadoras: postura, formação, perfil e qualificação. Estudos métricos sobre mediação, circulação e apropriação da informação, mediação cultural e da leitura.

Coordenadora: Dra. Henriette Ferreira Gomes (UFBA)
Coordenador Adjunto: Dr. João Arlindo dos Santos Neto (UFPA)

GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento

Ementa: Gestão de ambientes, sistemas, unidades, serviços, produtos de informação e recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos, usos e usuários da informação como instrumentos de gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Marketing da informação, monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Estudos de redes para a gestão. Aplicação das tecnologias de informação e comunicação à gestão da informação e do conhecimento.

Coordenadora: Dra. Marta Lígia Pomim Valentim (UNESP)
Coordenadora Adjunta: Dra. Andréa Vasconcelos Carvalho (UFRN)

GT 5 – Política e Economia da Informação

Ementa (atualizada): Economia política da informação, da comunicação e da cultura. Regimes de informação, ética da informação e teorias críticas da informação. Desinformação e negacionismos. Colonialismo digital e soberania tecnológica. Estado, leis e políticas de informação. Vigilância, privacidade e proteção de dados. Usos políticos e econômicos de algoritmos e da Inteligência Artificial. Ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. Lutas de classes e transformação social.

Coordenador: Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT)
Coordenadora Adjunta: Dra. Barbara Coelho Neves (UFBA)

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho

Ementa: O mundo do trabalho informacional: atores, cenários, competência em informação, dimensões e habilidades. Organização, processos de trabalho em dispositivos de informação e cultura. As relações entre informação, educação, trabalho, saúde e tecnologia. Regulamentação profissional, entidades sindicais, associações de classe e mercado de trabalho e competência profissional. Diversidade cultural, representações sociais, práticas e construção identitária dos profissionais da informação. Responsabilidade social, ética e profissional na Ciência da Informação. As bases curriculares e experiências pedagógicas: formação e perfil profissional ou docente

Coordenadora: Dra. Marta Leandro da Mata (UFES)
Coordenadora Adjunta: Dra. Adriana Rosecler Alcará Engelmann (UEL)

GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação

Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, comunicação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Processos de comunicação, divulgação e análise da informação em CT&I, com atenção aos princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade nas práticas científicas na perspectiva da sociologia da ciência e política científica e tecnológica. Investigações sobre ciência aberta, métricas responsáveis e metrias críticas da informação, formulação de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I. Análise das más condutas científicas, desinformação científica e seus impactos na comunicação e percepção da ciência.

Coordenador: Dr. Ronaldo Ferreira Araújo (UFAL)
Coordenadora Adjunta: Dra. Kizi Mendonça de Araújo (FIOCRUZ)

GT 8 – Dados, Informação e Tecnologia

Ementa: Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de coleta, geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, reuso, gestão, análise, processamento, tratamento, governança, visualização, segurança e preservação de dados e informação em ambientes informacionais.

Coordenadora: Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti (UNESP)
Coordenador Adjunto: Dr. Cláudio José Silva Ribeiro (UNIRIO)

GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação

Ementa: Análise das relações entre o museu (fenômeno cultural), o patrimônio (valor simbólico) e a informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais.

Coordenadora: Dra. Julia Nolasco Leitão de Moraes (UNIRIO)
Coordenadora Adjunta: Dra. Renata Cardozo Padilha (UFSC)

GT 10 – Informação e Memória

Ementa: Estudos inter e transdisciplinares que relacionam conceitos, teorias, métodos e práticas dos campos da Ciência da Informação e da Memória Social. Memória coletiva, histórica, social, cultural e institucional, histórias de vida, memória oral e testemunho, coleções, colecionismo, colecionadores e seus discursos, narrativas e vertentes interpretativas. O esquecimento e suas derivações: memoricídio, censura, silenciamento e apagamento. Memória e sua representação em diferentes mídias, fontes, lugares, meios e suportes de informação. Direito à memória e à verdade em contextos de repressão, de justiça de transição e de luta pela democracia. Articulação do binômio ‘informação e memória’ com as práticas contemporâneas de registro, comunicação, apropriação, preservação, digitalização e virtualização da memória.

Coordenador: Dr. Luis Fernando Herbert Massoni (UFBA)
Coordenadora Adjunta: Dra. Monica Tenaglia (UFPA)

GT 11 – Informação & Saúde

Ementa: Produção, organização, gestão, disseminação e compartilhamento de dados, informação e conhecimento relacionados à saúde humana, ambiental e animal. Fenômenos e processos informacionais associados aos diferentes atores da saúde, como profissionais, gestores, pacientes, pesquisadores e população. Ecossistema da informação em saúde, incluindo sistemas de informação, instituições produtoras, organizadoras e disseminadoras de dados, informação e conhecimento em saúde.
Terminologias, ontologias, sistemas de organização do conhecimento, vocabulários e uso de linguagem simples relacionados aos processos informacionais no contexto da saúde. Formação e capacitação em informação em saúde. Literacia, competências e comportamentos informacionais em saúde. Infodemia e patologias informacionais. Ética, integridade, segurança e acesso à informação em saúde. Inteligência artificial e demais tecnologias, analógicas e digitais, no âmbito da informação em saúde. Análises históricas e prospectivas da informação em saúde. Métodos de pesquisa e sínteses de evidências científicas de informação em saúde.

Coordenadora: Dra. Nelma Camêlo de Araujo (UFAL)
Coordenadora Adjunta: Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão (USP – Ribeirão Preto)

GT 12 –  Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades

Ementa: Estudos teóricos e aplicados em informação sobre Raça, Classe, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades. Teorias Críticas, Culturais, Feministas, Queer e Raciais. Bases metodológicas-conceituais e aplicações técnico-científicas dos estudos étnico-raciais, de gênero, de acessibilidade e de diversidade. Relações sociais, de poder e resistências. Branquitude. Epistemicídio. Pós-Colonialidades, Decolonialidades e Anticolonialidades. Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero.

Coordenadora: Dra. Izabel França de Lima (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Dra. Maria Aparecida Moura (UFMG)


Mais informações podem ser obtidas no site do evento:  https://enancib2025.ibict.br/
O instagram do evento e suas notícias podem ser acompanhadas no perfil @enancib2025