O Enancib carioca, apresenta como tema “Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável”, que nos trará a oportunidade para aprofundarmos o debate sobre como a informação e o reconhecimento de múltiplas formas de saberes, combinados com a defesa dos direitos difusos, ou seja, aqueles direitos que pertencem a coletividades, como o direito ao meio ambiente equilibrado, à saúde, à educação e à diversidade cultural, podem contribuir para a realização de um desenvolvimento que seja, de fato, sustentável e emancipador.
A participação no XXV ENANCIB terá as seguintes modalidades:
Trabalho Completo
Podem participar como autores ou coautores
Doutor(es/as);
Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);
Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);
Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);
* Clique para baixar o template e para acessar as Normas para Trabalhos Completos
Resumos expandidos
Podem participar como autores ou coautores
Doutor(es/as);
Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);
Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);
Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);
* Clique para baixar o template Resumo Expandido e para acessar as Normas para Resumos Expandidos
Para submeter trabalhos os autores podem escolher uma das seguintes áreas referentes aos Grupos de Trabalho deste ano de 2025:
GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação
GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento
Ementa: Estudo das teorias, metodologias, políticas, instrumentos, processos e produtos da organização e representação do conhecimento, descrição, recuperação e acesso à informação, nas suas dimensões epistemológicas, aplicadas e sócio-culturais, a partir das perspectivas terminológicas e tecnológicas em ambientes informacionais.
GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação
Ementa: Mediação, circulação, leitura e apropriação da informação: abordagens teóricas, práticas, filosóficas, sociológicas, políticas e antropológicas. Relações entre mediação, circulação e apropriação da informação e a mediação cultural e da leitura. Mediação e protagonismo social. Mediações para inclusão informacional, cultural e social. Dispositivos mediacionais: ambiências, instrumentos, processos, técnicas e tecnologias, estudos de usuários, produtos e práticas. Mediações pela emancipação social, decolonialidade, interseccionalidade, sustentabilidade e contra a desinformação, discriminações e violências. Pessoas leitoras. Pessoas mediadoras: postura, formação, perfil e qualificação. Estudos métricos sobre mediação, circulação e apropriação da informação, mediação cultural e da leitura.
GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento
Ementa: Gestão de ambientes, sistemas, unidades, serviços, produtos de informação e recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos, usos e usuários da informação como instrumentos de gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Marketing da informação, monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Estudos de redes para a gestão. Aplicação das tecnologias de informação e comunicação à gestão da informação e do conhecimento.
GT 5 – Política e Economia da Informação
Ementa (atualizada): Economia política da informação, da comunicação e da cultura. Regimes de informação, ética da informação e teorias críticas da informação. Desinformação e negacionismos. Colonialismo digital e soberania tecnológica. Estado, leis e políticas de informação. Vigilância, privacidade e proteção de dados. Usos políticos e econômicos de algoritmos e da Inteligência Artificial. Ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. Lutas de classes e transformação social.
GT 6 – Informação, Educação e Trabalho
Ementa: O mundo do trabalho informacional: atores, cenários, competência em informação, dimensões e habilidades. Organização, processos de trabalho em dispositivos de informação e cultura. As relações entre informação, educação, trabalho, saúde e tecnologia. Regulamentação profissional, entidades sindicais, associações de classe e mercado de trabalho e competência profissional. Diversidade cultural, representações sociais, práticas e construção identitária dos profissionais da informação. Responsabilidade social, ética e profissional na Ciência da Informação. As bases curriculares e experiências pedagógicas: formação e perfil profissional ou docente
GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação
Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, comunicação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Processos de comunicação, divulgação e análise da informação em CT&I, com atenção aos princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade nas práticas científicas na perspectiva da sociologia da ciência e política científica e tecnológica. Investigações sobre ciência aberta, métricas responsáveis e metrias críticas da informação, formulação de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I. Análise das más condutas científicas, desinformação científica e seus impactos na comunicação e percepção da ciência.
GT 8 – Dados, Informação e Tecnologia
Ementa: Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de coleta, geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, reuso, gestão, análise, processamento, tratamento, governança, visualização, segurança e preservação de dados e informação em ambientes informacionais.
GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação
Ementa: Análise das relações entre o museu (fenômeno cultural), o patrimônio (valor simbólico) e a informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais.
GT 10 – Informação e Memória
Ementa: Estudos inter e transdisciplinares que relacionam conceitos, teorias, métodos e práticas dos campos da Ciência da Informação e da Memória Social. Memória coletiva, histórica, social, cultural e institucional, histórias de vida, memória oral e testemunho, coleções, colecionismo, colecionadores e seus discursos, narrativas e vertentes interpretativas. O esquecimento e suas derivações: memoricídio, censura, silenciamento e apagamento. Memória e sua representação em diferentes mídias, fontes, lugares, meios e suportes de informação. Direito à memória e à verdade em contextos de repressão, de justiça de transição e de luta pela democracia. Articulação do binômio ‘informação e memória’ com as práticas contemporâneas de registro, comunicação, apropriação, preservação, digitalização e virtualização da memória.
GT 11 – Informação & Saúde
GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades
Ementa: Estudos teóricos e aplicados em informação sobre Raça, Classe, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades. Teorias Críticas, Culturais, Feministas, Queer e Raciais. Bases metodológicas-conceituais e aplicações técnico-científicas dos estudos étnico-raciais, de gênero, de acessibilidade e de diversidade. Relações sociais, de poder e resistências. Branquitude. Epistemicídio. Pós-Colonialidades, Decolonialidades e Anticolonialidades. Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero.
Coordenadora: Dra. Izabel França de Lima (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Dra. Maria Aparecida Moura (UFMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário