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terça-feira, 21 de junho de 2011

Influência nas Mídias Sociais

Tenho acompanhado as discussões sobre métricas nas mídias sociais e já vi vários aplicativos que procuram estabelecer medidas para saber o quanto a pessoa possui um perfil influente, um destes aplicativos que vi mais recentemente é o Klout que traz uma série de variáveis para saber se o perfil de alguém no Twitter ou Facebook é influente ou não.
Outra fonte que recebi via Twitter e achei interessante é a traduzida pelo Escave as Mídias Sociais mas, o que importa é a figura que peguei deles e está aqui.
Na verdade esta figura foi traduzida do blog do Tristane Losegui que tenta explicar como se dá esta influência. Vamos então ao que eles dizem e o que percebi sobre o assunto.
Os níveis de influência vão desde a influência do especialista até a do comunicador.
1. Especialista:
Deve ser referência em um determinado assunto. Isso significa não só o conhecimento de um assunto, mas evoluir. Ou seja, uma pessoa que não se limita a aplicar os conhecimentos já adquiridos. Normalmente, a habilidade de influenciar uma pessoa é amarrada a um tema específico. Que o Bruno de Souza do Escave as Mídias Sociais apresenta em dois exemplos para explicar: Seth Godin é uma pessoa influente em questões relacionadas ao marketing, mas não é influente no esporte. Avinash Kaushik é um rockstar em web analytics, mas não é uma referência na área financeira.
2. Capacidade de mobilizar:
As mensagens de uma pessoa influente, não só se espalham, mas conseguem que seus receptores façam alguma coisa (são mensagens que apelam para a ação.).  Desde refletir sobre um problema, comprar algo, de alguma forma mudar seus hábitos. Em suma, uma pessoa influente é capaz de inspirar seus seguidores.
3. Difusão:
Embora a influência seja independente da popularidade, uma alta capacidade de espalhar a mensagem denota capacidade de influência.
4. Comunidade:
A capacidade de difusão que acabo de falar é com base no tamanho e poder do primeiro círculo de seguidores desta pessoa. Eles são a base da comunidade que essa pessoa é capaz de gerar.
Esta comunidade também tem muitos seguidores fiéis, deve ser capaz de atrair e começar a chamá-los agora curadores de conteúdo. Essas pessoas serão aquelas que ajudam a espalhar a mensagem rapidamente.
Segundo Bruno de Souza do Escave as Mídias Sociais com isso é que a difusão da mensagem também depende da capacidade.
5. Comunicação:
Além de atender, é necessário ser um bom comunicador. Isto significa saber como transmitir bem a mensagem e adaptar a linguagem e o tom para a audiência (empatia). 
A ferramenta Klout oferece uma série de variáveis que podemos destacar abaixo vou tentar traduzir cada uma delas para Engajamento, Velocidade e Atividade nas mídias sociais
Engajamento
Quanto diverso é o grupo que passa mensagens para você?
Você está repassando ou participando de conversações?
Velocidade
Como você gostaria de ser retuitado?
Muitas pessoas retweetam você ou é sempre os mesmas seguidores?
Atividade
Você está tuitando muito pouco ou bastante para seu público?
Seus tweets estão gerando novos seguidores, retweets e respostas?

Veja aqui as variáveis para estes três casos

List inclusions, (Listas de Inclusão)
Follower/Follow Ratio, (Percentual Seguidores/Quem você segue)
Followed Back %, (Percentual de Seguidores trazidos por quem te segue)
Unique Senders,  (Quantidade de Mensagens Enviadas)
Unique Retweeters, (Quantidade de Retweets)
Unique Commenters, (Quantidade de Comentários)
Unique Likers, (Quantidade de Curtir)
Influence of Followers, (Influência dos Seguidores)
Influence of Retweeters e Mentioners, (Influência de quem Retweet e Menciona o Retweet)
Influence of Friends, (Influência dos Amigos)
Influence of Likers and Commenters (Influência dos que curtiram e comentaram no Facebook)
Para isso algumas questões são elaboradas para se poder compreender a influência e neste caso o 
Alcance
Seus tweets interessam e são capazes de informar algo para construir uma audiência?
Por quanto tempo o assunto que você comunicou está no Twitter?
As pessoas adicionaram você para listas e agora estas listas estão sendo seguidas?
Demanda
Quantas pessoas você precisou seguir para construir os seus seguidores?
Quantas pessoas seguem você de forma recíproca?

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