Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2024

CBBD 2024 - Recife-PE - Submissões e Temáticas para o Evento.


Para quem quiser se programar para participar do maior evento nacional da área da Biblioteconomia no Brasil este ano de 2024, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco-PE, de 25 a 29/11 de novembro de 2024. 

O site oficial do evento é o https://cbbd2024.febab.org/eixos-tematicos/.

A temática criada pela FEBAB para a 30ª. edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação celebra os 70 anos de história! O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação retorna a Recife, cidade onde foi realizada a primeira edição, em 1954. O evento, irá discutir temas emergentes e integrar as equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, entre outros.

Para submeter trabalhos os autores tem até as 23h59 do dia 20 de julho de 2024. Existem duas modalidades : 
  • Resumo expandido: 5 a 8 páginas, de caráter teórico ou relato de experiência.
  • Trabalho completo: 12 a 20 páginas, de caráter teórico ou relato de experiência.
Orientações para apresentação dos trabalhos:

Inspirada por eventos internacionais e nacionais, como o Congresso Internacional da IFLA, o Next Library, o SNBU de 2023, a Comissão Científica do CBBD 2024 inova ao trazer as apresentações de trabalhos em mesas colaborativas e a opção complementar de compartilhar os trabalhos também em vídeo. 

As Mesas colaborativas reúnem os trabalhos que se desenvolvem em torno de um mesmo tema. Durante a sessão, as pessoas relatam seus trabalhos, discutem e constroem uma visão colaborativa sobre o tema. Em cada Mesa, além das pessoas que apresentarão seus trabalhos, teremos responsáveis pela Mediação, Relatoria e Apoio da sessão. 

Iniciaremos cada Mesa com a mensagem de boas-vindas da Mediação e Relatoria explicando a dinâmica das apresentações. Após as boas-vindas, as pessoas participantes serão convidadas a se apresentarem (Qual seu nome? De onde vem?) e a relatarem brevemente seus trabalhos. Recomendamos que as pessoas tratem dos aspectos centrais do trabalho (Qual é o objetivo do seu trabalho? Quais eram os problemas enfrentados pela biblioteca? Quais soluções e resultados foram encontrados?).

Não haverá apresentação de slides. A Mediação iniciará as discussões a partir das questões norteadoras e seus desdobramentos:

● O que fazemos hoje?

● Qual é o cenário ideal? 

Enquanto os participantes discutem essas questões, a Relatoria registrará todos os apontamentos apresentados para que, ao final, no último dia do CBBD, seja construído o relatório sobre as temáticas trabalhadas no CBBD 2024 e que estará nos Anais do evento.

  • Videografias:  vídeos de até 5 minutos acompanhados de um Resumo de até 3 páginas, aliando imagens com teoria e experiências. Trabalhos com melhor avaliação serão publicados na RBBD. Para essa forma de apresentação será uma escolha do(s) autor(es). Indicar no template.

  • Todos os trabalhos (comunicação oral, pôster e videografia) deverão seguir os modelos apresentados. No caso de videografia está restrita aos relatos de experiências.

São ao todo Seis eixos temáticos para que os autores escolham em qual vai se enquadrar a sua submissão: 
Eixo “Não deixar ninguém para trás”
Inclui iniciativas voltadas à ações afirmativas de inclusão e políticas sociais de combate à discriminações de gênero, de identidades étnico-raciais, religiosas e de acessibilidade para pessoas com deficiência. Participação e empoderamento de comunidades, minorias para a cidadania. Sustentabilidade e meio ambiente. Censura, liberdade de expressão e liberdade intelectual. Democracia e desigualdade. As bibliotecas, as pessoas bibliotecárias e seus colaboradores na cultura do privilégio. Competência em informação para as vulnerabilidades.

Eixo “O advocacy de todo dia”
Movimento associativo no Brasil e no mundo. Atuação política da pessoa bibliotecária. Políticas públicas para a promoção da leitura, da literatura e das bibliotecas. Proatividade e liderança em defesa da profissão. Órgãos representativos da classe (centros acadêmicos, coletivos, associações, sindicatos, FEBAB, Conselhos Regional e Federal de Biblioteconomia e IFLA).

Eixo “Formação e identidade profissional”
Ética e moral. Ensino superior (tradicional e a distância) e currículos de Biblioteconomia. Formação continuada. Pertencimento: identidade, imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca. Demandas do mercado emergente de trabalho. Novas competências e habilidades. História da Biblioteconomia. Futuro do trabalho e das bibliotecas.

Eixo “Ciência da Informação: diálogos e conexões”
Epistemologia, história e desenvolvimento das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Tendências em pesquisa e extensão. Interdisciplinaridade. Organização da informação e do conhecimento. Produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação. Mediação e memória: estudos teóricos sobre a mediação da informação. Política e economia da informação. Informação e saúde.

Eixo “Gestão e liderança em movimento”
Criatividade e inovação aberta para processos, produtos e serviços. Gestão de projetos. Planejamento, gestão financeira e captação de recursos. Cultura da participação. Gestão de marketing. Serviço de referência. Arquitetura e equipamentos de bibliotecas. Gestão da comunicação. Desenvolvimento de coleções (seleção, avaliação, preservação) e coleções especiais. Gestão de pessoas e de processos. Makerspaces e coworkings. Metodologias inovadoras de gestão. Disseminação da Informação. Atividades de gestão nas mais diferentes tipologias de bibliotecas (escolares, públicas, parlamentares, universitárias, prisionais, multiníveis, jurídicas, de arte e especializadas).

Eixo “O mundo digital: apropriação e desafios”
Cultura digital. Tecnologia para a democratização no acesso à informação. Inovação no emprego de tecnologias. Vigilância tecnológica e privacidade. Produtos e serviços de bibliotecas para nativos digitais. Vertentes e tendências: blockchain, big data, data science, realidade virtual, robotização, inteligência artificial, ciência aberta, games e internet das coisas. A biblioteca do futuro. Softwares livres. Gestão de repositórios digitais, bibliotecas virtuais e uso de e- books, portais e dados abertos. Tecnologias na representação da informação (catalogação e classificação) e organização do conhecimento. Cenário da desinformação e fake news.

Eventos complementares que ocorrerão nesta edição:
VII Fórum das Bibliotecas Públicas: Adriana Ferrari (FEBAB/USP)
IV Fórum das Bibliotecas de Arte: Leandra de Oliveira (Redarte)
III Fórum das Bibliotecas Prisionais: Adriana Souza (CBBP FEBAB/FESP)
III Fórum de Bibliotecas Universitárias: a definir
II Seminário de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades: Franciéle Garcês (RERAD FEBAB/UNIR)
II Fórum de Catalogação: Felipe Arakaki (CAT FEBAB/UnB)
VIII Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas: a definir
V Fórum de Biblioteconomia Escolar: Maria das Graças Monteiro Castro (CBBE FEBAB/UFG)
I Fórum da Rede de Bibliotecas Inclusivas: a definir

Datas importantes
Abertura do envio de trabalhos: 13 de maio
Fim do envio de trabalhos: até 20 de julho
Notificação da avaliação: até 17 de agosto
Prazo para reenvio de versão corrigida: até 01 de outubro
Publicação dos Anais do CBBD 2024: 24 de novembro

As inscrições tem preço diferenciado lote 1 até 08/07/2024, lote 02 até 09/09 e lote 03 até 25/11.
Nos vemos lá!

quarta-feira, 1 de maio de 2024

XXIV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIB 2024 - Vitória-ES


De 04 a 08 de novembro irá acontecer o XXIV Enancib 2024 em Vitória-ES. Com o tema Perspectivas Contemporâneas na Ciência da Informação, o evento deste ano será organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES) que foi criado em 2017.


As submissões de trabalhos iniciam-se no dia 20 de maio e vão até 14 de julho de 2024 pelo link.

A participação no XXIV ENANCIB terá as seguintes modalidades:

Trabalho Completo

Podem participar como autores ou coautores

  • Doutor(es/as);

  • Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

* Clique para baixar o template e para acessar as Normas para Trabalhos Completos

Resumos expandidos

Podem participar como autores ou coautores

  • Doutor(es/as);

  • Doutorandos(as) em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestres(as), em coautoria com Doutor(es/as);

  • Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

* Clique para baixar o template Resumo Expandido e para acessar as Normas para Resumos Expandidos


Para submeter trabalhos os autores podem escolher uma das seguintes áreas referentes aos Grupos de Trabalho deste ano de 2024:

GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Ementa: Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação (escolas de pensamento, correntes teóricas, autores e obras de fundamentação, leituras teórico-metodológicas e conceituações). Constituição, desenvolvimento e inovação conceitual, teórica e metodológica do campo científico informacional. Os objetos de estudos da Ciência da Informação e suas transformações teórico-conceituais. Reflexões e discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Coordenadora:  Dra. Luciana de Souza Gracioso (UFSCAR)
Coodernador Adjunto: Dr. André Vieira de Freitas Araujo (UFPR)


GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento

Ementa:  Estudo das teorias, metodologias, políticas, instrumentos, processos e produtos da organização e representação do conhecimento, descrição, recuperação e acesso à informação, nas suas dimensões epistemológicas, aplicadas e sócio-culturais, a partir das perspectivas terminológicas e tecnológicas em ambientes informacionais.

Coordenador: Dr. Fabiano Ferreira de Castro (UFSCar)
Coordenadora AdjuntaDra. Suellen Oliveira Milani (UFF)

 

GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

Ementa: Estudo dos processos e das relações entre mediação, circulação e apropriação de informações, em diferentes contextos e tempos históricos, considerados em sua complexidade, dinamismo e abrangência, bem como relacionados à construção e ao avanço do campo científico da Ciência da Informação, compreendido em dimensões inter e transdisciplinares, envolvendo múltiplos saberes e temáticas, bem com contribuições teórico-metodológicas diversificadas em sua constituição.

Coordenadora: Dra. Henriette Ferreira Gomes  (UFBA)
Coordenadora Adjunta: Dr. João Arlindo dos Santos Neto (UFPA)

 

GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento

Ementa: Gestão de ambientes, sistemas, unidades, serviços, produtos de informação e recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos, usos e usuários da informação como instrumentos de gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Marketing da informação, monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Estudos de redes para a gestão. Aplicação das tecnologias de informação e comunicação à gestão da informação e do conhecimento.

Coordenadora: Dra. Marta Ligia Pomim Valentim (UNESP)
Coordenadora AdjuntaDra. Andrea Vasconcelos Carvalho (UFRN)

 

GT 5 – Política e Economia da Informação

Ementa (atualizada): Economia política da informação, da comunicação e da cultura. Regimes de informação, ética da informação e teorias críticas da informação. Desinformação e negacionismos. Colonialismo digital e soberania tecnológica. Estado, leis e políticas de informação. Vigilância, privacidade e proteção de dados. Usos políticos e econômicos de algoritmos e da Inteligência Artificial. Ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. Lutas de classes e transformação social.

Coordenador: Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT)
CoordenadorA AdjuntA: Dra. Barbara Coelho Neves (UFBA)

 

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho

Ementa: O mundo do trabalho informacional: atores, cenários, competência em informação, dimensões e habilidades. Organização, processos de trabalho em dispositivos de informação e cultura. As relações entre informação, educação, trabalho, saúde e tecnologia. Regulamentação profissional, entidades sindicais, associações de classe e mercado de trabalho e competência profissional. Diversidade cultural, representações sociais, práticas e construção identitária dos profissionais da informação. Responsabilidade social, ética e profissional na Ciência da Informação. As bases curriculares e experiências pedagógicas: formação e perfil profissional ou docente.

Coordenadora: Dra. Marta Leandro da Mata (UFES)
Coordenadora Adjunta: Dra. Adriana Rosecler Alcará Engelmann (UEL)

 

GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação

Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, comunicação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Inclui pesquisas relacionadas aos processos de comunicação, divulgação, análise e formulação de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I.

Coordenador: Dr. Ronaldo Ferreira Araújo (UFAL)
Coordenadora Adjunta: Dra. Kizi Mendonça de Araújo (FIOCRUZ)

 

GT 8 – Informação e Tecnologia

Ementa (atualizada): Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de coleta, geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, reuso, gestão, análise, processamento, tratamento, governança, visualização, segurança e preservação de dados e informação em ambientes informacionais.

Coordenadora: Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti (UNESP)
Coordenador Adjunto: Dr. Cláudio José Silva Ribeiro (UNIRIO)

 

GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação

Ementa: Análise das relações entre o museu (fenômeno cultural), o patrimônio (valor simbólico) e a informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais.

Coordenadora: Dra. Julia Nolasco Leitão de Moraes (UNIRIO)
Coordenadora Adjunta: Dra. Renata Cardoso Padilha (UFSC)

 

GT 10 – Informação e Memória

Ementa: Estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio ‘informação e memória’. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social.

Coordenador: Dr. Luis Fernando Herbert Massoni (UFRGS)
Coordenadora Adjunta: Dra. Monica Tenaglia (UFPA)

 

GT 11 – Informação & Saúde

Ementa: Estudos das teorias, métodos, estruturas e processos informacionais em diferentes contextos da saúde, considerada em sua abrangência e complexidade. Impacto da informação, tecnologias, e inovação em saúde. Informação nas organizações de saúde. Informação, saúde e sociedade. Políticas de informação em saúde. Formação e capacitação em informação em saúde.

Coordenadora: Dra. Nelma Camêlo de Araujo (UFAL)
Coordenadora Adjunta: Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão (USP Ribeirão Preto)

 

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades 

Ementa (atualizada): Estudos teóricos e aplicados em informação sobre Raça, Classe, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades. Teorias Críticas, Culturais, Feministas, Queer e Raciais. Bases metodológicas-conceituais e aplicações técnico-científicas dos estudos étnico-raciais, de gênero, de acessibilidade e de diversidade. Relações sociais, de poder e resistências. Branquitude. Epistemicídio. Pós-Colonialidades, Decolonialidades e Anticolonialidades. Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero.

Coordenadora: Dra. Izabel França de Lima (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Dra. Maria Aparecida Moura (UFMG)


Mais informações podem ser obtidas no site do evento:  https://ancib.org/sites/enancib2024/