Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2024

CBBD 2024 - Recife-PE - Submissões e Temáticas para o Evento.


Para quem quiser se programar para participar do maior evento nacional da área da Biblioteconomia no Brasil este ano de 2024, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco-PE, de 25 a 29/11 de novembro de 2024. 

O site oficial do evento é o https://cbbd2024.febab.org/eixos-tematicos/.

A temática criada pela FEBAB para a 30ª. edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação celebra os 70 anos de história! O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação retorna a Recife, cidade onde foi realizada a primeira edição, em 1954. O evento, irá discutir temas emergentes e integrar as equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, entre outros.

Para submeter trabalhos os autores tem até as 23h59 do dia 20 de julho de 2024. Existem duas modalidades : 
  • Resumo expandido: 5 a 8 páginas, de caráter teórico ou relato de experiência.
  • Trabalho completo: 12 a 20 páginas, de caráter teórico ou relato de experiência.
Orientações para apresentação dos trabalhos:

Inspirada por eventos internacionais e nacionais, como o Congresso Internacional da IFLA, o Next Library, o SNBU de 2023, a Comissão Científica do CBBD 2024 inova ao trazer as apresentações de trabalhos em mesas colaborativas e a opção complementar de compartilhar os trabalhos também em vídeo. 

As Mesas colaborativas reúnem os trabalhos que se desenvolvem em torno de um mesmo tema. Durante a sessão, as pessoas relatam seus trabalhos, discutem e constroem uma visão colaborativa sobre o tema. Em cada Mesa, além das pessoas que apresentarão seus trabalhos, teremos responsáveis pela Mediação, Relatoria e Apoio da sessão. 

Iniciaremos cada Mesa com a mensagem de boas-vindas da Mediação e Relatoria explicando a dinâmica das apresentações. Após as boas-vindas, as pessoas participantes serão convidadas a se apresentarem (Qual seu nome? De onde vem?) e a relatarem brevemente seus trabalhos. Recomendamos que as pessoas tratem dos aspectos centrais do trabalho (Qual é o objetivo do seu trabalho? Quais eram os problemas enfrentados pela biblioteca? Quais soluções e resultados foram encontrados?).

Não haverá apresentação de slides. A Mediação iniciará as discussões a partir das questões norteadoras e seus desdobramentos:

● O que fazemos hoje?

● Qual é o cenário ideal? 

Enquanto os participantes discutem essas questões, a Relatoria registrará todos os apontamentos apresentados para que, ao final, no último dia do CBBD, seja construído o relatório sobre as temáticas trabalhadas no CBBD 2024 e que estará nos Anais do evento.

  • Videografias:  vídeos de até 5 minutos acompanhados de um Resumo de até 3 páginas, aliando imagens com teoria e experiências. Trabalhos com melhor avaliação serão publicados na RBBD. Para essa forma de apresentação será uma escolha do(s) autor(es). Indicar no template.

  • Todos os trabalhos (comunicação oral, pôster e videografia) deverão seguir os modelos apresentados. No caso de videografia está restrita aos relatos de experiências.

São ao todo Seis eixos temáticos para que os autores escolham em qual vai se enquadrar a sua submissão: 
Eixo “Não deixar ninguém para trás”
Inclui iniciativas voltadas à ações afirmativas de inclusão e políticas sociais de combate à discriminações de gênero, de identidades étnico-raciais, religiosas e de acessibilidade para pessoas com deficiência. Participação e empoderamento de comunidades, minorias para a cidadania. Sustentabilidade e meio ambiente. Censura, liberdade de expressão e liberdade intelectual. Democracia e desigualdade. As bibliotecas, as pessoas bibliotecárias e seus colaboradores na cultura do privilégio. Competência em informação para as vulnerabilidades.

Eixo “O advocacy de todo dia”
Movimento associativo no Brasil e no mundo. Atuação política da pessoa bibliotecária. Políticas públicas para a promoção da leitura, da literatura e das bibliotecas. Proatividade e liderança em defesa da profissão. Órgãos representativos da classe (centros acadêmicos, coletivos, associações, sindicatos, FEBAB, Conselhos Regional e Federal de Biblioteconomia e IFLA).

Eixo “Formação e identidade profissional”
Ética e moral. Ensino superior (tradicional e a distância) e currículos de Biblioteconomia. Formação continuada. Pertencimento: identidade, imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca. Demandas do mercado emergente de trabalho. Novas competências e habilidades. História da Biblioteconomia. Futuro do trabalho e das bibliotecas.

Eixo “Ciência da Informação: diálogos e conexões”
Epistemologia, história e desenvolvimento das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Tendências em pesquisa e extensão. Interdisciplinaridade. Organização da informação e do conhecimento. Produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação. Mediação e memória: estudos teóricos sobre a mediação da informação. Política e economia da informação. Informação e saúde.

Eixo “Gestão e liderança em movimento”
Criatividade e inovação aberta para processos, produtos e serviços. Gestão de projetos. Planejamento, gestão financeira e captação de recursos. Cultura da participação. Gestão de marketing. Serviço de referência. Arquitetura e equipamentos de bibliotecas. Gestão da comunicação. Desenvolvimento de coleções (seleção, avaliação, preservação) e coleções especiais. Gestão de pessoas e de processos. Makerspaces e coworkings. Metodologias inovadoras de gestão. Disseminação da Informação. Atividades de gestão nas mais diferentes tipologias de bibliotecas (escolares, públicas, parlamentares, universitárias, prisionais, multiníveis, jurídicas, de arte e especializadas).

Eixo “O mundo digital: apropriação e desafios”
Cultura digital. Tecnologia para a democratização no acesso à informação. Inovação no emprego de tecnologias. Vigilância tecnológica e privacidade. Produtos e serviços de bibliotecas para nativos digitais. Vertentes e tendências: blockchain, big data, data science, realidade virtual, robotização, inteligência artificial, ciência aberta, games e internet das coisas. A biblioteca do futuro. Softwares livres. Gestão de repositórios digitais, bibliotecas virtuais e uso de e- books, portais e dados abertos. Tecnologias na representação da informação (catalogação e classificação) e organização do conhecimento. Cenário da desinformação e fake news.

Eventos complementares que ocorrerão nesta edição:
VII Fórum das Bibliotecas Públicas: Adriana Ferrari (FEBAB/USP)
IV Fórum das Bibliotecas de Arte: Leandra de Oliveira (Redarte)
III Fórum das Bibliotecas Prisionais: Adriana Souza (CBBP FEBAB/FESP)
III Fórum de Bibliotecas Universitárias: a definir
II Seminário de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades: Franciéle Garcês (RERAD FEBAB/UNIR)
II Fórum de Catalogação: Felipe Arakaki (CAT FEBAB/UnB)
VIII Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas: a definir
V Fórum de Biblioteconomia Escolar: Maria das Graças Monteiro Castro (CBBE FEBAB/UFG)
I Fórum da Rede de Bibliotecas Inclusivas: a definir

Datas importantes
Abertura do envio de trabalhos: 13 de maio
Fim do envio de trabalhos: até 20 de julho
Notificação da avaliação: até 17 de agosto
Prazo para reenvio de versão corrigida: até 01 de outubro
Publicação dos Anais do CBBD 2024: 24 de novembro

As inscrições tem preço diferenciado lote 1 até 08/07/2024, lote 02 até 09/09 e lote 03 até 25/11.
Nos vemos lá!