Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2008

BDTD da UFC: 3ª no ranking do Nordeste


A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) já é a terceira no ranking nordestino em número de trabalhos de pós-graduação publicados.
Os trabalhos de mestrado e doutorado podem ocupar mais espaços, através de arquivos eletrônicos e dos Open Archives, que disponibilizam os materiais na Web , possibilitando assim, uma maximização no uso da informação e ampliação da comunicação científica.


A BDTD é uma biblioteca virtual e eletrônica que, através de um portal (UFC), pode tornar facilmente acessível as teses e dissertações, além do acesso pela própria página do Ibict e pelo site de busca Google acadêmico.
Integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no País ou por brasileiros no exterior e atender às demandas de informação de gestores de ciência e tecnologia, estão ente as vantagens da Biblioteca Digital.

Segundo o Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Jonatan Soares "a Biblioteca Digital está em sintonia com o open archive, que defende que tudo o que seja produzido na universidade esteja aberto a todos, de volta para a sociedade. A UFC está se agregando a essa onda". Concluindo que a meta é disponibilizar tudo o que foi produzido.

Fonte: Universidade Pública, Ano III, n. 43, mai. /jun. 2008.

Nenhum comentário: