Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vantagens das Bibliotecas Digitais

Olá pessoal... ainda de volta de férias, trago aqui uma opinião sobre a caracterização das bibliotecas digitais que a cada dia vem trazendo novas perspectivas e visões para seus profissionais e também o público.

As bibliotecas digitais (BD) permitem vantagens, como o tratamento de materiais raros, o acesso remoto e simultâneo, a preservação de documentos originais e a usabilidade. Possui ainda algumas desvantagens mas acredito que a biblioteca deve tomar novos rumos, que é ser centrada no usuário, adaptável às necessidades de informação, dinâmica e, principalmente, oferecer a mudança de mentalidade e não de tecnologia.

E essas características das BDs estão fazendo com que as bibliotecas não tenha mais barreiras e convide seus usuários a participarem ativamente dos seus novos rumos: Biblioteca 2.0.

Esta apresentação so SlideShare traz algumas definições aceitáveis para disponibilizar informações através de ambientes 2.0.

Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)

Um comentário:

ANDERSON BATISTA disse...

Muito interessante o post.As Bibliotecas Digitais ultimamente têm sido um tema pelo qual tenho despertado muito interesse.Muito bom.