terça-feira, 9 de setembro de 2008

Jogos educacionais e a visão profissional

Olá pessoal fissurado em TI nas bibliotecas... tenho uma dica excelente para propostas de atração, dinamismo e entretenimento para as bibliotecas. São jogos educacionais projetados por estudantes da Carnegie Mellon University Libraries, com interesse em desenvolver habilidades técnicas da área de Biblioteconomia de forma bastante interativa.

Estes jogos educacionais foram desenvolvidos por estudantes de terceiro ciclo do centro de tecnologia do entretenimento, em colaboração com as bibliotecas de universidade, e pela sustentação generosa da Fundação Buhl.

Os resultados estão dispostos na página da Library Arcade, que ainda estão em fase de teste para poder projetar jogos com pulsos técnicos para um posterior versão final dos jogos.

Os serviços abordados pelos dois jogos criados são a 1. Fontes de Informação e 2. Classificação.

1. Você é um estudante que deva ajudar seu par a identificar uma variedade de materiais da pesquisa. Usando o mouse para pegar seus pedidos e use então o catálogo para procurar recursos úteis. Faça seu melhor para ajudá-los rapidamente a terminar sua busca da pesquisa as melhores ferramentas para o trabalho. Jogue aqui!

2. Dentro da Escala. Arquive os livros na ordem correta para aprender como a informação é organizada e categorizada usando o sistema de Classificação Biblioteca do Congresso. Use o cursor do mouse para pegar os títulos e para colocá-los na posição correta pairando sobre o outro livro na prateleira. Jogue aqui!


Os jogos ainda estão abertos à sugestões... Eu, particularmente, gostei mais deste 2°, sobre a Classificação da Biblioteca do Congresso. É uma excelente forma de exercitar o que se aprende em sala de aula.

Nenhum comentário: