quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Software Livre ou Windows 7 uma opção para já?

Como minha formação é em tecnologia da informação sempre acompanhei a evolução da família de sistemas operacionais Windows.
Desde o Windows 3.1 que rodava no meu antigo 386 dx 33 (é o novo) passando pelo Windows 95, Windows 98, Windows ME (sim passei alguns meses com essa bomba), trabalhei numa empresa onde o Windows XP me ajudou muito a implementar a rede corporativa, e agora comprei um netbook que vem com ele, até os servidores Windows 2000 e 2003 com o Active Directory e as funcionalidades de compartilhamento de arquivos e segurança(que exigia inúmeras atualizações). Por último meu notebook um Acer Aspire 5920 veio com o Windows Vista que a principio tinha muitos recursos novos mas me deu uma dor de cabeça danada em um concurso público devido a uma atualização de sistema justamente no dia em que ia fazer a prova didática.
No início da minha carreira ainda como estagiário cheguei a trabalhar com o sistema Unix da Santa Cruz Operation e também tive contato com o Linux e o Aix. Mas agora bateu a vontade de realmente tentar instalar uma partição do Linux no notebook e ver se consigo usar todos os aplicativos que utilizo no Windows sem ter que fazer uma "adaptação" ou perder tempo.
Mas esse post é para falar do lançamento do Windows 7 que para muito tem a velocidade que o Vista não tinha e a segurança que os Hacker ainda não descobriram.
Estava vendo o comparativo entre os sistemas XP, Vista e o Windows 7 da própria MS e pude perceber algo interessante para pessoas como eu que estão utilizando cada vez mais a mobilidade de um notebook que é um maior aperfeiçoamento no gerenciamento da bateria que permite uma maior duração dela e um outro problema que é a possibilidade de entrar e sair da hibernação mais rápido, um outra funcionalidade que achei interessante é a possibilidade organizar vários arquivos (docs, fotos, musicas) de forma mais rápida isso é válido quando se tem um computador com alta capacidade de HD e milhares de arquivos contidos nele.
Quanto ao preço a Microsoft divulgou os preços do Windows 7 Professional (suscede o Vista Business) para upgrade é o seguinte: (dólar a R$ 1,83)
  • Normal (código FQC-02371) - 397 reais
  • Promocional (código FQC-02633) - 338 reais
  • Acadêmico (código FQC-02312) - 149 reais
Este valor era da lista de revenda de setembro.

Aqui vão algumas análises das versões beta feita por usuários do Windows 7
Geekrules
Adrian Hughes - Zdnet
Agora claro que não poderia deixar de colocar um video comparativo entre o Windows 7 e o Ubuntu a turma do Linux não iria me perdoar. O vídeo é sobre comparativo do tempo de boot (inicialização) deste sistema com o Vista e com o Linux Ubuntu 9.10.


Nenhum comentário: