Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2007

As 10 principais tendências tecnológicas em bibliotecas para os próximos anos!!

É você deve se questionar qual serão as 10 principais tecnologias que irão revolucionarjooml ou virar tendências nas bibliotecas nos próximos anos??? Eis aqui as 10 mais apontadas por alguns especialistas americanos!!
1- Softwares sociais - para melhorar a opinião do acervo entre os usuários e as bibliotecas entre estes estão os blogs, wikis e claro orkut e facebook.
2- Softwares livres (open source) - a adoção de softwares de código aberto é uma tendência que cresce a cada ano nas bibliotecas alguns exemplos como o koha, evergreen, openbiblio, e as ferramentas para gerenciamento de conteúdo dos sites das bibliotecas, como por exemplo o moodle, joomla, etc.
3- Dispositivos de informação móveis - a chegada do iphone já é muito comentada mas os PDA cada vez mais estarão integrados aos catálogos e sistemas de gerenciamento de bibliotecas.
4- Ferramentas de colaboração - as ferramentas para integrar os sistemas com aquilo que os usuários tratam sua informação serão também uma nova tendência isto inclui, Connotea, o zotero e o google docs
5- Second life - este mundo virtual desenvolvido pela IBM já também está sendo apropriado pelos bibliotecários onde já há uma ilha virtual chamada Info Island que oferece um serviço de referência virtual.
6- Arquitetura cinzenta (Cloud Architecture)- que consiste de duas partes: as folksonomias e as etiquetas cinzentas - que ajudam o bibliotecário a representar visualmente etiquetas para identificar objetos proporcionado pela chegada da Web 2.0. Nas Folksonomias o usuário, ajuda também a organizar a informação e configura, assim, um novo jeito de classificar dados permitindo dar duplo sentido às palavras.
7- Redes sem fio (wireless)- as redes sem fio nas bibliotecas tem atraído usuários que possuem notebooks e dispositivos móveis para dar acesso à internet e ao catálogo da biblioteca.
8- Mashups - são aplicações web ou sites que misturam essas programas prontos fornecidos pelas indústrias de software e têm como resultado final oferecer um novo serviço para o usuário vejam este vídeo para entender.
9- Filmes pela internet (Streaming media) - a popularidade do youtube e de outros sites que feito crescer os filmes inclusive demonstrando tecnologias ou apresentando bibliotecas.
10- Catálogos visuais - a popularidade das lojas virtuais onde os produtos aparecem a imagem e sua descrição trouxe o conceito para os sistemas de catálogo das bibliotecas é o caso da interface de busca proposta pela empresa Aquabrowser que está na biblioteca do Queens library que é impressionante!!! para quem já andou no portal da capes existe algo parecido na representação da informação da base ebsco.
No mais é isso se tiverem algo a dizer estamos aí para quem sabe até dar um curso!!

Nenhum comentário: