Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Wikis e os bibliotecários


Estive pesquisando sobre informações de tecnologia voltada para a área e me deparei com algo que já conhecia porém não tinha trabalhado a fundo a tecnologia nas minhas disciplinas. Wikis (pronunciado "viquie" ou "uikie" no Alfabeto fonético internacional) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.
O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria.
Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.
O resultado disto é a enciclopedia livre muito consultada por todos na web a Wikipedia na realidade existem vários outros softwares que se utilizam de vários colaboradores para criar uma coleção de documentos a lista é extensa e se confunde com a idéia de software social tão aceitada por todos hoje em dia como o caso do Facebook, Orkut, Myspace, entre vários. Você já participou desta rede colaborativa? se não então se cadastre e participe da wikipedia.

Nenhum comentário: