Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Série Grandes Bibliotecas - Biblioteca do Congresso Americano Parte 1


Estou de volta ao Bitbiblio com a Série Grandes Bibliotecas desta vez saindo do velho continente e partindo para as Américas.

Neste caso abro espaço para um post dedicado exclusivamente à uma das maiores bibliotecas do mundo a Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress-LOC) fiz questão de colocar pelas inúmeras novidades que vi recentemente numa visita ao site dela.

Mas o que posso destacar aqui são algumas novidades no espaço criado recentemente chamado myLOC vale a pena fazer uma visita.

A impressão é de quem estuda tecnologia para biblioteca estar passando por vários assuntos da área como por exemplo, preservação digital (com algumas páginas digitalizadas da Bíblia de Gutenberg (1455)), uma parte interativa que lembra os conceitos vistos sobre biblioteca virtual (é possível folhear o livro original em italiano entitulado "O Principe" de Maquiavel), alguns vídeos sobre os espaços da Biblioteca do Congresso. Para quem quer passar tempo um espaço de palavras cruzadas com palavras que remetem a constituição americana. Fotos das estátuas de personalidades famosas no salão principal de leitura.

Tudo isso feito numa parceria entre a LOC, a gigante Microsoft e o provedor Terremark considerado um dos melhores nos EUA. Isso foi só pra falar da seção myLOC.
Vale a pena fazer uma experiência e navegar no site.
O próximo post será com a segunda parte agora falando das tecnologias empregadas no site da LOC.
Gostou?? então comente aqui!! Se não gostou comente também!! rs

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gostaria primeiramente de parabenizar o blog, que de maneira muito inteligente discute nossa área de atuação.Eu havia perdido o endereço do blog, mas felizmente o encontrei novamente.Já assinei o meu feed para ficar por dentro das atualizações.Acho muito bacana essa Série sobre as grandes bibliotecas.Eu acompanhei os últimos posts que vocês fizeram.Parabéns!