Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2009

Encore OPAC 2.0 - Catálogos de Biblioteca On-Line Part 1

Os Catálogos On-Line (em linha) de Biblioteca tem evoluído ao longo do ingresso dos sistemas de automação de biblioteca nas unidades de informação. Eles são responsáveis por dar a possibilidade de acesso ao usuário, dos registros catálogados pelo bibliotecário.
Quanto mais elaborado for o catálogo menor a possibilidade de ruído que o usuário terá na hora de recuperar uma informação.
Desde as primeiras bibliotecas onde o catálogo era visto como uma lista de obras existentes naquele espaço, até hoje com a introdução do código de catalogação Cutter e também o Código AACR2 que tornou os catálogos bem mais organizados tudo isso permitiu uma melhor padronização.
A introdução dos ambientes em rede e com a chegada da Internet tornou real o desejo dos bibliotecários de disponibilizar os catálogos on-line. Mais recentemente com a adoção de tags (marcadores) as bibliotecas estão agora chegando a web 2.0 no que conhecemos como Biblioteca 2.0. Estas núvens de tags permitem uma melhor visualização do conteúdo do acervo para o usuário.
Mas isso é só um pouco de introdução para aquilo que pretendo trabalhar neste post.
Já havia mencionado o catálogo Aquabrowser e sua interface super moderna.
Assim, gostaria que os visitantes do blog conheçam alguns outros catálogos on-line baseados na filosofia da Web 2.0 que já são o primeiro passo para a Biblioteca 2.0.
O catálogo do sistema de automação para bibliotecas Encore pode ser visualizado e consultado em algumas bibliotecas de destaque mas façam uma consulta envolvendo a palavra "Librarian" que o catálogo vai trazer a opção de uma busca facetada "Refine By" aquela que permite refinar por (coleção, formato, lingua, data de publicação), oferece também um pesquisa com resultado por relevância, imagens do google e yahoo, classificação por titulo, relevância ou data, sugestões recentemente adquiridas pela biblioteca(Recently Added), as nuvens de tag que temos aqui no blog também e o formato de loja virtual que oferece a possibilidade de ver a capa do registro em questão na tela.
A tela a seguir mostra o resultado deste catálogo.

Em breve continuo com a análise de outros catálogos.
Aguardem...

Nenhum comentário: