Pesquisar este blog

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Informática Documentária

Ao que parece temos na biblioteconomia da UFC algumas disciplinas que se confundem na área tecnológica em virtude de o curso ter modificado sua matriz curricular para sofrer uma atualização.
Somente um pouco de história: o Projeto Político Pedagógico (PPP) do nosso curso foi desenvolvido pela competente equipe de professores do curso de biblioteconomia de Fortaleza para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de biblioteconomia. Possuindo como posição formar um profissional da informação que atendesse ao mercado que exige o aspecto teórico prático frente aos avanços tecnológicos.
Ainda de acordo com o referido PPP "o que se quer enfatizar no PPP é a formação do profissional com domínio da tecnologia da informação sem deixar de lado a competência humana de saber ver a diversidade da sociedade" portanto que traga uma formação transdisciplinar para aqueles que estão estudando neste curso.
Para enfatizar ainda este aspecto foram criadas sete unidades curriculares sendo que a descrita abaixo refere-se a de Tecnologia da Informação(TI).
Hoje na unidade curricular de TI possuimos as seguintes disciplinas (5):
- Informática Aplicada a Biblioteconomia e Ciência da Informação
- Tecnologia da Informação I
- Tecnologia da Informação II
- Banco de dados para Unidades de informação
- Informática Documentária
Neste sentido procuro a ajuda de colegas de outras universidades para fazer um comparativo entre os conteúdos destas disciplinas a que me refiro acima e talvez uniformizarmos o estudo de Tecnologia da Informação para Bibliotecários.
Aceito comentários e sugestões.

Nenhum comentário: