As tecnologias oferecem agilidade e oportunidade de contato de uma instituição ou marca com os seus clientes ou usuários! Quando se estuda o assunto que envolve marketing para bibliotecas vemos que existe existem algumas tecnologias que ajudam a biblioteca a melhorar o relacionamento com os usuários.
Não basta só fazer folders e cartazes para divulgar eventos conforme Sueli Amaral coloca em seus artigos sobre marketing para unidades de informação.
É necessário aproveitar o marketing viral que a Internet possibilita para utilizar ferramentas como o microblog Twitter!!.
Esta ferramenta/serviço permite a uma pessoa/marca/instituição, que seja feita a comunicação a todos aqueles que interessarem de alguma informação através de 140 caracteres através de celular como se tivesse passando uma mensagem de texto SMS.
Recentemente recebi inclusive de alguns professores o seu endereço de Twitter para formar um grupo de seguidores. Já existem inclusive concursos na Internet com astros e estrelas para ver quem atinge a marca de 1 milhão de seguidores primeiro. Pessoas que tem o hábito de ao fazer uma ligação para o celular do colega já iniciam a conversa perguntando "Onde você está?" ou "O que está fazendo?" por que não acompanhá-las pelo twitter. Assim como o google, o twitter já está criando inclusive verbos na lingua portuguesa como o tuitar, tuitando...
Vi num canal de televisão, um programa que trazia uma reportagem em Nova Iorque de um concurso de Twitter onde os participantes eram "premiados" por categorias. É claro que as categorias eram as mais bizarras.
Mas vamos ao emprego mais adequado nas unidades de informação para promover aquele espaço especificamente. Peço aos visitantes que coloquem qual seria o melhor emprego do Twitter nas bibliotecas??
2 comentários:
Parabéns pelo site, gostei muito! Trabalho com tecnologia e minha namorada, estudante de Biblio me indicou o blog.
Bem, o Twitter tem seu respeito e é uma ferramenta multiuso, realmente. Numa biblioteca, acho que serviria por exemplo para divulgar novas aquisições, tira-dúvidas e principalmente para feedback dos usuários, entre muitos outros usos.
Obrigado Julio,
Há quem diga que redes sociais e serviços online como o twitter ajudam na produtividade de determinado trabalho. Já vimos casos de empresas que acompanham através de blogs e porque não microblogs como o twitter as novidades e tendências do mercado. Estudos apontam ainda o incremento de até 9% na produtividade e na criatividade com o apoio destas ferramentas.
Volte sempre e dê sugestões que envolvam assuntos voltados para tecnologia em bibliotecas para o bitbiblio.
Postar um comentário