Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Anais do CBBD 2013 Disponíveis.

Os Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação de 2013, realizado em Florianópolis-Santa Catarina de 07 a 10 de julho de 2013, já estão disponíveis on-line através do link Anais do CBBD 2013.
Todos os artigos e posteres apresentados estão acessíveis por meio de arquivo .PDF.
Os meus dois artigos abaixo podem ser acessados :
O Marketing de geolocalização em Bibliotecas Universitárias: o uso dos dispositivos móveis para promover as bibliotecas.
David Vernon Vieira e Murilo Bastos da Cunha.
Resumo
A proliferação de dispositivos móveis entre os usuários de bibliotecas nos últimos anos está ocasionando a necessidade do desenvolvimento de sítios web e catálogos OPAC formatados para estes artefatos. Neste sentido, as bibliotecas universitárias devem promover este novo espaço de interlocução utilizando para isso aplicativos que fazem uso da geolocalização para que os usuários possam interagir com seus pares que se encontram naquele ambiente trazendo sugestões e conquistando prêmios de forma lúdica e inovadora. O artigo apresenta um olhar do marketing baseado na geolocalização utilizando-se de dispositivos móveis em bibliotecas universitárias.
A apresentação está aqui.
e,
O uso das redes sociais na Biblioteca da Universidade Carlos III de Madri: delimitando as plataformas de acordo com o seu uso.
David Vernon Vieira; Sofia Galvão Baptista e Aurora Cuevas Cerveró.
Resumo
A rápida adoção de plataformas de aplicativos da Web 2.0 nas Bibliotecas Universitárias na Espanha foi gerada por uma necessidade de maior aproximação com os usuários da Geração Y e, também, pela promoção do espaço da Biblioteca no contexto Europeu de Ensino. O presente trabalho apresenta um panorama da adoção das redes sociais na Biblioteca Universitária da Universidade Carlos III de Madri na Espanha. O recurso metodológico foi composto de entrevistas com os bibliotecários responsáveis pela atualização das redes sociais e da aplicação de questionário no ano de 2012. O resultado da pesquisa sugere que houve uma rápida adoção das ferramentas da Web 2.0 nesta biblioteca universitária espanhola o que ocasionou o uso de diversas plataformas colaborativas e o estabelecimento de normas de uso para os bibliotecários poderem interagir com os estudantes universitários e promover a coleção de livros da biblioteca.
A minha apresentação está aqui.

Quanto à temática relacionada com Redes Sociais e Inovação em Bibliotecas, que era chamada "Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente", este CBBD 2013 sem dúvida foi muito relevante pois tivemos seções específicas sobre o uso de Facebook em bibliotecas.
O programa final completo do XXV CBBD está neste link.

Nenhum comentário: