Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de março de 2015

Metrô de Pequim lança parceria com Biblioteca Nacional da China para oferecer ebooks grátis.

A companhia que gerencia o metrô de Pequim (Beijing MTR Corporation) na China, lançou em 12 de janeiro de 2015, uma iniciativa junto com a Biblioteca Nacional da China (National Library of China - NLC) que permite aos passageiros que utilizam os smartphones para acessar a rede wifi/4G subterrânea e poderem descarregar ebooks gratuitos completos por meio de códigos QR espalhados nas estações.
Figura 1. Cartaz Metrô de Pequim com o código QR.
A iniciativa conhecida como "M Subway Library" é um projeto sem fins lucrativos que pretende ampliar novas formas de cultura não-rentáveis. Em parceria com a Beijing MTR que desenvolve projetos de responsabilidade social a NLC pretende aumentar a conotação cultural dos equipamentos públicos oferecendo livros de ficção e literatura que ajudem a incentivar o gosto pela leitura nos vagões dos trens subterrâneos. Iniciativa semelhante a essa já existia, por exemplo no metrô de Bucareste, na Romênia, quando a companhia de telecomunicações Vodafone imprimiu nas paredes da estação de metro figuras com prateleiras de livros para divulgar um projeto de biblioteca digital da Vodafone onde é possível baixar gratuitamente por meio de código QR, parte de livros composto de 49 títulos de ebooks e 10 audiolivros  da editora Humanitas. 
Figura 2. Cartaz da Biblioteca Digital Vodafone no Metrô de Bucareste.
Caso o leitor queira ler o livro completo a biblioteca digital da Vodafone possibilita que seja direcionado para o site da Humanitas para que ele possa comprar o ebook.

Nenhum comentário: