terça-feira, 12 de março de 2019

25 serviços digitais oferecidos pelas bibliotecas contemporâneas!

Um Grupo de Trabalho Estratégico do Catálogo de Serviços Digitais formado pelo Conselho de Cooperação Bibliotecária da Espanha divulgou em 2018, uma trabalho em forma de infográfico com 25 serviços digitais oferecidos pelas bibliotecas contemporâneas. Vale a pena conferir quais são eles!!

Catálogo de serviços digitais nas bibliotecas
1. Acesso à Internet. As bibliotecas oferecem acesso à Internet através de seus computadores e também por meio da rede Wifi.
2. Computadores e terminais de uso público. Através deles se pode consultar as coleções da biblioteca e a Internet. Algumas bibliotecas, dispõe também de laboratório de informática.
3. Portal web. As bibliotecas contam com sítios web que oferecem informação sobre a biblioteca aos seus usuários. Informação sobre serviços, horários, atividades, contato, etc.
4. Catálogo online OPAC. As bibliotecas colocam à disposição dos seus usuários um catálogo online (opac) onde podem consultar on line a coleção da biblioteca. Como por exemplo o da Pergamum ou Sofia.
5.  Empréstimo de dispositivos eletrônicos. Algumas bibliotecas emprestam ao seus usuários dispositivos móveis como por exemplo: notebooks, tablets ou leitores de livros eletrônicos.
6.  Aplicativos para bibliotecas. Muitas bibliotecas e redes de bibliotecas estão desenvolvendo ou instalando aplicativos para dispositivos móveis para que seus usuários acessem a informação, conteúdos e serviços oferecidos por elas, como por exemplo a gestão de empréstimos.
7.  Plataformas de empréstimo digital. Para o empréstimo e consulta de conteúdos eletrônicos (livros eletrônicos, áudio livros, audiovisuais…), tanto online como sem conexão.
8.  Bibliotecas digitais patrimoniais. Estas bibliotecas digitais permitem consultar, ler e também baixar distintos fundos patrimoniais digitalizados. Como por exemplo livros, manuscritos, postais…
9.  Imprensa e revistas. Algumas bibliotecas oferecem a sus usuários o acesso online a distintas publicações periódicas como jornais e revistas.
10. Depósito Legal das publicações on line. Existem vários depósitos e arquivos onde os conteúdos digitais são conservados em função de una serie de prioridades. Um desses arquivos é o Arquivo da web espanhola.
11.  Bases de dados. As bibliotecas universitárias e especializadas oferecem aos seus usuários o acesso a determinadas bases de dados com publicações científicas.
12.  Repositórios institucionais. Outras oferecem o acesso a bases de dados nas quais se conserva e difundem os trabalhos acadêmicos e de pesquisa das unidades acadêmicas ou centros de pesquisa.

13.  Pergunte ao bibliotecário. As bibliotecas oferecem distintos canais de comunicação e de resolução de dúvidas aos seus usuários. Este contato pode ser através de correio eletrônico ou chat.
14.  A biblioteca como contato por dispositivos móveis. Outras bibliotecas oferecem contato com seus usuários através de aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou Telegram
15.  FAQs. As bibliotecas oferecem uma lista online de perguntas frequentes que suas respectivas respostas.
16.  Informação bibliográfica. As bibliotecas oferecem bibliografias específicas sobre um determinado tema ou autor. Outras oferecem serviços de alerta como por meio de Disseminação Seletiva da Informação (DSI).
17.  Redes sociais, blogs, newsletter, sindicação de conteúdos. Para estar em contato com seus usuários e mantê-los informados, muitas bibliotecas estão presentes em distintos canais de comunicação e/ou utilizam distintas ferramentas para mantê-los informados.
18.  Realidade aumentada. Algumas bibliotecas estão experimentando com a realidade aumentada para oferecer uma visualização mais enriquecida de seus conteúdos.
19.  Acesso ao documento. Quando uma biblioteca não dispõe de um determinado material, seus usuários podem solicitá-lo a outras bibliotecas através de Internet.
20.  Formação. As bibliotecas oferecem acesso a documentos online como guias digitais ou vídeo tutoriais nos quais se aprende a utilizar os recursos da biblioteca, como por exemplo e catálogo online.
21.  Gestão e trâmites: Carteira do usuário. Muitas bibliotecas facilitam a solicitação da carteira do usuário da biblioteca através de Internet.
22.  Gestão e trâmites: Minha Biblioteca. Através do espaço “Minha Biblioteca”, os usuários das bibliotecas podem realizar e gerenciar diferentes serviços como renovar empréstimos, reservar documentos, guardar pesquisas online realizadas.
23.  Exposições virtuais online. As bibliotecas oferecem através da web exposições virtuais para fazer com que os usuários conheçam suas coleções, e se aprofundem em determinados temas, realizar comemorações ou datas expressivas.
24.  Clubes de leitura online. Não são poucas as bibliotecas que estão desenvolvendo clubes de leitura online. Clubes que as fronteiras temporais e de distância.
25.  Emissão em streaming de cursos, conferências, etc. Cada vez mais bibliotecas transmitem ao vivo as atividades que realizam. Atividades como encontros, congressos, apresentações, debates, exposições.

Nenhum comentário: