Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2019

CBBD 2019 - Submissões e Temáticas para o Evento.

Desigualdade e Democracia: qual é o papel das bibliotecas?


Para quem quiser se programar para participar do maior evento nacional da área da Biblioteconomia no Brasil este ano de 2019, será realizado no Centro de Convenções de Vitória-ES, de 01 a 04/10 de 2019. O site oficial do evento é o www.cbbd2019.com.

A temática criada pela FEBAB para a 28ª. edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação que entende que a responsabilidade dos bibliotecários – reafirmada em seu juramento, – onde se compromete a defender a democracia, a liberdade de expressão e a inclusão de todos e para isso ter a consciência do importante papel de colaboração na sociedade atuando com ética, compromisso e coragem. 

O CBBD 2019 tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas.
Para submeter trabalhos os autores tem até as 23h59 do dia 20 de abril de 2019. Existem duas modalidades : Resumo expandido de comunicação científica ou Resumo expandido de relato de experiência de 3 a 5 páginas.
A Comissão Avaliadora indicará formato de apresentação: se pôster ou comunicação oral. Todos os trabalhos serão publicados em Anais. Para os trabalhos  melhores avaliados o autores  serão convidados a apresentarem a versão na íntegra para serem publicados na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD).

  • Videografias:  vídeos de até 5 minutos acompanhados de um Resumo de até 3 páginas, aliando imagens com teoria e experiências. Trabalhos com melhor avaliação serão publicados na RBBD. Para essa forma de apresentação será uma escolha do(s) autor(es). Indicar no template.

  • Todos os trabalhos (comunicação oral, pôster e videografia) deverão seguir os modelos apresentados. No caso de videografia está restrita aos relatos de experiências.

São ao todo 15 eixos temáticos para que os autores escolham em qual vai se enquadrar a sua submissão: 
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU observar apenas os Objetivos 4, 8, 10 e 16.
Eixo 2 - Ninguém fica para trás - Iniciativas voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social e enfoque de gênero.
Eixo 3 - Cultura do privilégio 
Eixo 4 - A expansão desenfreada das tecnologias
Eixo 5 - O farol do advocacy (movimento associativo)
Eixo 6 - Gestão de bibliotecas
Eixo 7 - Construção e identidade profissional
Eixo 8 - Ciência da Informação
Eixo 9 - Evento paralelo - 2º Fórum das Bibliotecas de Arte
Eixo 10 - Evento paralelo - XI Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Eixo 11 - Evento paralelo - IV Fórum de Biblioteconomia Escolar: Pesquisa E Práticas Rumo ao Desenvolvimento Humano
Eixo 12 - Evento paralelo - V EEPC Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação
Eixo 13 - Evento paralelo - 6º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas
Eixo 14 - Evento paralelo - I Fórum Brasileiro das Bibliotecas Prisionais
Eixo 15 - Evento paralelo - I Fórum de Bibliotecas Universitárias.
As inscrições tem preço diferenciado até 30/06/2019 após essa data o valor começa a aumentar.
Nos vemos lá!

Nenhum comentário: