sábado, 28 de fevereiro de 2009

Conferência Virtual Worlds: Libraries Education and Museum 2009


A conferência "Virtual Worlds: Libraries Education and Museum 2009" formada por participantes de diversas Universidades Americanas está cada vez mais envolvida com o ambiente virtual Second Life.
Neste sentido a conferência faz a chamada para apresentações orais ou com texto sobre o assunto no ambiente virtual do Second Life. Veja aqui como é possível acessar o second life.
O objetivo desta conferência é fornecer um local de encontro para bibliotecários, profissionais da informação, educadores, museologistas para aprender ou discutir informações culturais, educacionais sobre o mundo virtual do Second Life.
Os assuntos que serão discutidos são os seguintes:
- Eventos em ambientes virtuais
- Ambientes imersivos de aprendizado
- Serviço de Referencia possibilidades e práticas em ambientes virtuais
- Espaços Corporativos e Biblioteconômicos no Second Life.
- Ferramentas educacionais e recursos
- Usos de mundo virtuais por empresas
E ainda muitos outros.
A conferência irá ocorrer nos dias 24 e 25 de Abril de 2009 no Second Life do meio dia até as 16h:45 do horário local do Ambiente Virtual.
As conversas, anúncios e documentos desta conferência estarão disponíveis no grupo do facebook “Virtual Words: Libraries, Education and Museums”.
Uma aliança chamada "Alliance Virtual Library" está por trás desta iniciativa tendo realizado em Janeiro passado a Feira "Alliance Virtual Library Tech Fair 2009". Este evento oferecia a oportunidade de apresentar ferramentas de apoio a educação no ambiente virtual do Second Life para educadores e bibliotecários. A feira ocorreu no espaço virtual intitulado "Ilha da Informação" (Info Island).
Veja algumas fotos da Feira aqui.
Encontrei como fonte aqui também um blog que fala sobre a possibilidade de fazer pesquisas com o Second Life veja aqui o blog do Leon Cych.
Vou ver se lembro como acessar o second life e talvez apareça por lá. Sabemos da barreira da língua inglesa e do acesso a Internet aqui no Brasil mas não custa nada dar uma passada por lá para fazer uma visita.

5 comentários:

Alice disse...

OLá, eu procurei o grupo Virtual Words: Libraries, Education and Museums no facebook e não achei, e gostaria muito de ter acesso a informações dessa conferência. Vc tem como me passar?

David Vernon disse...

Prezada Alice,
A referida conferência na realidade não aconteceu no facebook e sim no Second Life.
Para ter acesso ao Second Life é necessário se cadastrar e ir até a ilha da informação (Info Island).
No Facebook existe um grupo com 257 pessoas que acompanham o andamento desta conferência para ver é só procurar "virtual worlds libraries" que o facebook exibe esta comunidade.

Alice disse...

Vc tem algum material dessa conferência que aconteceu no Second Life?

Anônimo disse...

Existe uma revista online sobre actividades de bibliotecários no Second Life, dirigida por Bibliotecários na vida real. O endereço é: http://rezlibris.com

Anônimo disse...

Eles publicaram alguma coisa sobre essa conferência.