Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Preservação Digital Pioneirismo e Second Life

Um projeto pioneiro sobre preservação digital envolvendo as principais universidades norte-americanas de Biblioteconomia e Ciência da Informação entre elas a de Urbana Champaign em Illinois (prof Jerry McDonough), Universidade de Maryland, Universidade de Stanford, O Instituto de Tecnologia de Rochester e ainda o Linden Labs (Second Life) pretende discutir padrões, métodos, infraestrutura e tecnologia para a preservação de softwares, bem como de videogames e o seu conteúdo e interatividade na experiência com os usuários.
Este ambiente a ser discutido é formado por 15 estudos de caso sendo alguns videogames e ambientes digitais conhecidos entre eles Sim City I e II, DOOM, e ambientes específicos do Second Life como O Museu Internacional Espacial e a Ilha da Democracia. Alguns videogames mais antigos também estão sendo contemplados no estudo incluindo um do console Atari de 1979.
Para conhecer mais detalhes do projeto intitulado "Preserving Virtual Worlds" vocês podem visitar o site do projeto onde é possível encontrar um blog para discussão e ainda um link para um ambiente Wiki que faz o acompanhamento do andamento do projeto com os estudos de caso.
Veja também a newsletter sobre esse assunto que saiu na revista da Library of Congress.

Nenhum comentário: