quarta-feira, 20 de maio de 2009

Blogs Científicos uma realidade!!

Estava fazendo algumas leituras sobre o fenômeno "Twitter" para saber das suas potencialidades como ferramenta de informação para negócios e me deparei com algumas situações. O Twitter como todos já sabem é um microblog que está virando febre, inclusive já há quem considera o seu crescimento nos próximos anos assim como foi o do Youtube que foi comprado pela Google.
Larry Page um dos co-fundadores do Google já destacou em notícia recente do jornal O Globo que a demanda das pessoas por informação em tempo-real tem levado o Twitter a um lugar de destaque entre as redes sociais já ocupando a 3a posição entre este tipo de rede inclusive questionando que o Twitter pode colocar em questão a tecnologia RSS no sentido de disseminar informação.
Embora esteja falando do Twitter este post pretende falar sobre o crescimento dos blogs científicos que tem sido motivo de algumas pesquisas na área da biblioteconomia. Os blogs que eram considerados apenas diários virtuais agora estão alcançando uma nova conotação que envolve a divulgação da comunicação científica através de ferramentas onde há possibilidade de se discutir determinado assunto.
O site Scienceblogs.com possui alguns exemplos de blogs que já são supervisitados como o Pharyngula que já está na casa de 47 milhões de acessos entre outros. Um outro site interessante é o Research Blogging.org que oferece informações sobre várias áreas da ciência como Antropologia, Astronomia, Biologia, Engenharia, Ciencia da Computação, Saúde, Filosofia, Ciências Sociais, Física, Química, etc.


Uma iniciativa nacional que achei interessante, porém sem nenhum blog de biblioteconomia incluído, é o site "Anel de Blogs Científicos" que pertence ao Laboratório de Divulgação Científica que pretendem mapear os blogs científicos existentes na lingua portuguesa através do site technorati.
Então voltando ao Twitter porque não criar uma microblog sobre assuntos relacionados às Ciências? Para direcionar esta pergunta deixo aqui um link para um artigo intitulado "Blogs: Aplicação na educação em química" porém deixo uma hipótese solta para ver se alguém responde "O estudante de biblioteconomia ou o profisisonal da informação bibliotecário está preparado para interagir com este tipo de ferramenta?"

Nenhum comentário: