quinta-feira, 30 de julho de 2009

SOPAC - Mais social que isso jamais!!


Não venho aqui para falar de uma Sociedade Produtora de algo mas de uma ferramenta social utilizada na Biblioteca 2.0, o Social OPAC(On-line Public Access Catalog-Catálogo Público de acesso em linha).
O Social OPAC segundo Josh Hadro foca na comunidade de usuários e desenvolvedores de software para biblioteca incorporando sugestões através de comentários semelhantes aos feitos em blogs na área do catálogo presente no site da biblioteca algo semelhante ao Library Thing e ao BiblioCommons.
O usuário deve se cadastrar no site da biblioteca para fazer algum tipo de comentário ou ainda para reservar ou fazer o empréstimo fazendo com que de acordo com as sugestões o acervo da biblioteca seja assim composto pelo que o usuário deseja. O usuário pode também numa área personalizada por ele conhecida como mylibrary fazer revisões ou ainda dar relevância a determinados itens semelhante ao modo como a Amazon faz para avaliar os livros.
Alguns bibliotecários que participaram de alguns cursos ou disciplinas ministradas por mim já me perguntaram como seria a indexação feita pelos usuários no catálogo da biblioteca? e eu sempre colocava alguns exemplos teóricos mas que ainda não são, até aonde se tem notícia, adotados aqui no Brasil porém que já podem serem encontrados em bibliotecas americanas.
Encontrei este exemplo e gostaria de compartilhar aqui com vocês já que o Murakami do BSF citou em um dos seus posts.
As bibliotecas em questão são a biblioteca pública "Darien Library" em Connecticut que possui um acervo de mais de 155 mil livros e 300 assinaturas de revistas.
A outra biblioteca é a biblioteca pública "Palos Verdes Library District" na California, que possui um SOPAC 2.0 mas que diferente da anterior traz já no cabeçalho do website acesso para os softwares sociais MySpace e Facebook(rede social), o canal de vídeos da biblioteca no Youtube, o seu usuário no Twitter, e as tags sociais no delicious. Vale citar algo de impressionante neste site que todos devem conferir é o espaço do calendário de eventos(Events Calendar) vejam como é tudo muito bem organizado.
E só para registrar...

A biblioteca pública de Palos Verdes possui um planejamento estratégico em seu site que pode ser acessado por todos.
Será que alguma biblioteca pública brasileira já pensou nisso??

Nenhum comentário: