Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

China desenvolve supercomputador Tianhe 1-A

A China anunciou ter criado recentemente o mais veloz supercomputador do planeta o Tianhe 1-A. Fisicamente o supercomputador possui 262 Terabytes de memória e está alocado em 140 gabinetes além disso tem a capacidade de rodar 2.507 petaflops e os discos de armazenamento que compõem a supermáquina possuem um total de 2 Petabytes consumindo 4 MegaWatts de energia.
Segundo os cientistas chineses que desenvolveram a supermáquina ela servirá para rodar pesquisas astronômicas, biomoleculares, de exploração de petróleo e simulação de aeronaves com um software que comanda todas as máquinas como se fossem uma só. A máquina desenvolvida pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China é a junção de sistemas da Intel Xeon x5670 e Nvidia Tesla M2050.
Assim o supercomputador agora lidera a lista dos top500 mantida pelo professor Hans Meuer a Universidade de Manheim na Alemanha junto com o professor Jack Dongarra da Universidade de Knoxville, no Tennessee, EUA que tinha na cabeça os seguintes supercomputadores:

Veja mais:
Reportagem JB - 01/11/2010

Nenhum comentário: