Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novo Panorama no mercado editorial com os Ebooks

Tenho acompanhado as tendências tecnológicas nos últimos 5 anos nas bibliotecas de uma forma geral e neste ano de 2010, específicamente, com a grande aceitação de e-readers como o iPad e a chegada da terceira geração de leitores digitais Kindle, o mercado de e-books cresceu tanto que a Amazon anunciou recentemente que a venda de 2 bestsellers digitais para um impresso conforme notícia da Exame Informática veiculada em 25 de outubro de 2010.

3a Geração do Kindle
Mas o movimento tem sido intenso e não para por aí, o Jornal The New York Times anunciou que devido a esse crescimento das vendas e a procura pelas edições digitais dos jornais impressos o NY Times irá publicar uma lista de best-sellers dos ebooks de ficção e não ficção à partir do próximo ano. Vários jornais nacionais inclusive O Globo, Folha, O Povo já disponibilizam seu conteúdo no formato do iPad e pesquisa feita pelo Cooper Murphy Webb afirma que de 2.000 entrevistados americanos 31% gostam de ler jornais no tablet da Apple. 
As listas serão elaboradas a partir dos dados semanais de editoras, livrarias cadeia, os livreiros independentes e varejistas on-line, entre outras fontes.

NY Times no iPad
Desde 1935 o The Times publica listas de best-seller, considerando o padrão da indústria, estas listas de best-sellers são também publicadas pela revista Publishers Weekly, uma publicação de comércio, e de jornais, incluindo o Los Angeles Times e o Jornal USA Today. Segundo ainda dados desta notícia do NY Times as vendas de e-books irão crescer a 25% nos próximos 2-3 anos.
Estamos vendo um novo panorama no mercado editorial surgindo? De que forma as editoras, livreiros e os leitores irão responder a isso?
Aguardo comentários!! 

Nenhum comentário: