Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Métricas e Estratégias para o seu blog

Venho hoje falar sobre métricas e estratégias para se medir e promover um website. Muita gente que cria blog e participa de redes sociais tem o sonho de se tornar popular e conquistar milhões de seguidores, mas isso requer um trabalho que envolve vários aspectos.

Sabemos que tem autores de blogs que ganham muito dinheiro com os seguidores então vamos aqui a algumas dessas métricas:
- Visibilidade: são medidas que servem como base de comparação com outras mídias tradicionais
(ser visível não é ser chato e querer publicar primeiro, ser visível e aparecer mesmo diante da notícia sendo publicada em outras mídias)
- Influência: se o autor tem o efeito de propagar uma informação no meio social consequentemente ele terá uma reputação formada.
- Engajamento: quanto maior for a participação no meio social maior será o seu engajamento é importante notar que uma pessoa que escreve notícias no seu blog deve também comentar em outros blogs e responder a comentários do seu blog.
Para ficar mais claro vamos então trabalhar alguns indicadores sobre visibilidade:
  • Pageviews: é o número de vezes que uma página é exibida
  • Unique visitors: é a quantidade de pessoas que acessam uma página.
  • Posts/Threads: é a quantidade de textos ou tópicos escritos (reparem a diferença neste blog de 2008 para 2009)
  • Quantidade de grupos: Quantos fóruns, listas de discussão ou grupos falam sobre o assunto.
  • Tempo de visitação: é o tempo que o visitante passa no site reparem que alguns assuntos podem ser pesquisados numa língua e quando o visitante chega ao endereço ele é em outra língua.
  • Outras medidas requerem maior profundidade na análise: new visitors (novos visitantes), returning visitors(visitantes que retornam), traffic sources(origem do tráfego), geográfica, idioma, membros, conexões, etc...
Para que o seu blog faça esse acompanhamento é importante cadastra-lo num site que faz esse tipo de acompanhamento, neste blog utilizo o sitemeter e também o clustrmaps vejam lá no rodapé do bitbiblio que o blog já está na casa de 23.388 visitas é pouco para um blog popular (ver os top 100 no technorati), mas para o tempo e a dedicação que dou a ele acho que está de bom tamanho. Outro muito utilizado é o Google Analytics que é uma ferramenta gratuita existem outras que são pagas como o Clicktracks, Coremetrics, SiteCatalyst, Nedstat, SAS Web Analytics e o  Webtrends. É bom lembrar que algumas tecnologias como o caso do RSS fazem com que os consumidores de informação sequer visitem o site já que o conteúdo dele é recuperado remotamente em um leitor de RSS.
A este tipo de atividade em inglês chamamos de Social Media Measurement (SMM), mas não confunda com  uma outra atividade que é empregada junto com a mensuração que é a Social Media Marketing que serve para promover o site e aumentar o seu tráfego e número de visitantes.
Gostaria de compartilhar uma apresentação que fala sobre isso que é a da Martha Gabriel.
Redes Sociais: Estrategias e Mensuração, por Martha Gabriel

Nos próximos posts irei falar sobre as estratégias para tornar as mídias sociais(blogs e redes sociais) mais populares.

2 comentários:

Margarete Gomes Borba disse...

David
Ola! Sou bibliotecária da UFRJ. Já tinha visto a apresentação da Martha Medeiros mais esse post foi bem esclarecedor, pois me interesso muito pelo tema de métricas em mídias sociais.

David Vernon disse...

Sim a Margarete! A Martha já deu algumas dicas bem esclarecedoras na apresentação. Estarei falando sobre este assunto no CBBD 2011 num artigo que já foi aceito para publicação. Qualquer dúvida é só comentar!