terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Encontro Europeu de Automação de Bibliotecas 2012

O European Library Automation Group (Grupo Europeu de Automação de Biblioteca (www.elag.org) está promovendo o seu encontro anual de 2012 em Palma de Mallorca nas Ilhas Baleares na Espanha de 15 a 18 de Maio de 2012 na Universitat de les Illes Balears (www.uib.es).
Neste encontro os temas a serem discutidos este ano envolvem:
1-Biblioteca nas Nuvens (Libraries in the cloud) 
Discutindo os próximos sistemas comerciais de gestão de bibliotecas que irão compartilhar recursos nas nuvens através de ferramentas de descoberta de dados que serão utilizados para recuperar artigos de periódicos de bases de dados na internet, compartilhar itens do catálogo OPAC e claro os e-books. O que é preciso para adotar estas novas ferramentas? Que estratégia adotar? Quais os riscos de ter seus dados/acervo nas nuvens?
Veja a apresentação abaixo da Ellyssa Kroski:

2-Biblioteca Móvel (Mobile Library)
A transição dos usuários para o uso de dispositivos móveis (tablets, celulares, leitores de ebooks) está fazendo com que as bibliotecas necessitem atualizar o seu sistema e também poder fazer com que os dados sejam visualizados por estes usuários.
Veja a apresentação da Ellyssa Kroski:



3-Dados Abertos e Conectados (Open and Linked Data)
As bibliotecas estão aprendendo a reusar dados bibliográficos para oferecer aos seus usuários professores, estudantes, bibliotecários e pesquisadores informações que enriqueçam o conteúdo de outras fontes de informação que não sejam necessariamente bibliotecas.
Veja o documento preparado numa apresentação da Biblioteca Nacional da Suécia neste link em seguida veja a apresentação do Jon Voss do Smithsonian CTO que dá uma introdução sobre o assunto em Bibliotecas, Arquivos e Museus.



4-Realidade Aumentada (Augmented Reality)
O uso de aplicações que utilizam a tecnologia da realidade aumentada através de dispositivos móveis está só começando algumas delas inclusive já são objetos de estudo nas bibliotecas. Pensando nisso como os bibliotecários podem ajudar os usuários e eles próprios na utilização desta tecnologia.
Veja os videos a seguir:
Em inglês da Miami University - Dr. Bo Brinkman

Em português uma aplicação da Universidade Potiguar no Rio Grande do Norte



5-Dados para pesquisa (Research data)
As bibliotecas que tem construído repositórios de dados que trabalham com pesquisas de vanguarda nos últimos anos tem se deparado com esta possibilidade de compartilhar estas informações que possam gerar novas pesquisas. Um grupo de pesquisa foi criado para isso na Inglaterra para descobrir como as bibliotecas podem fazer alianças para desenvolver novas pesquisas baseado nestes dados do repositório.
Ver mais em http://www.jisc.ac.uk/whatwedo/campaigns/librariesofthefuture/research.aspx

Nenhum comentário: