Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pinterest - 5 Maneiras de usar nas bibliotecas

A rede social Pinterest segundo o site Comscore foi a que mais rapidamente alcançou a marca de 10 milhões de usuários na internet. Só nos EUA a rede já alcançou 11,7 milhões de usuários em 2012 e também já ocupa mais de 1 hora e meia de tempo dos usuários de internet apesar do Facebook ocupar 7 horas segundo dados estatísticos deste site.

Baseado nisso o site iLibrarian indica 5 maneiras de usar esta rede nas Bibliotecas vamos a elas:
1) Criar quadros de livros recomendados:
Semelhante ao que muitos colocam em blogs sobre o que estão lendo este quadro pode colocar as capas dos livros que a biblioteca recomenda sobre determinado assunto. Conforme o iLibrarian coloca a biblioteca pode separar os quadros também por assunto: Ficção, Infantil, Terror, Popular, Viagens, etc.

2) Destacar os funcionários da biblioteca:
Com um quadro destacando as fotos dos bibliotecários, auxiliares de biblioteca e estagiários cada um teria um pequeno perfil destacando os seus interesses, seção onde trabalha, habilidades, etc.
3) Destaque algumas palavras sobre um livro de um autor:
Se a biblioteca convidar um autor para falar sobre um lançamento de um livro de sua autoria coloque a capa do livro, ou uma foto do autor, links para a biografia, agenda do autor, ou ainda uma entrevista. Isto pode também ser feito para destacar um livro do mês.

4) Um quadro de aviso direcionado aos usuários da biblioteca:
Uma das possibilidades desta rede social é permitir ao usuário colaborar com informações ou fotos sobre determinado assunto que envolve a biblioteca. Pode ser fotos dos usuários na biblioteca, capas dos seus livros favoritos, ou ainda recomendação de leitura dos usuários, e quem sabe sugestão de compra de livros para a biblioteca. Esse canal pode ser uma forma poderosa de aproximar o usuário da biblioteca.
5) Criar quadro de sugestões dos próprios usuários: 
Uma outra possibilidade é deixar que o usuário direcione através de um concurso quais serão os eventos de leitura da biblioteca, contação de histórias, tópicos de pesquisas para ajudar nos deveres de casa, lista de livros para estudar para concursos, etc. Isto pode aproximar o usuário inclusive através de prêmios para aqueles que mais contribuem com dicas.
Para fechar o assunto do Pinterest o site The Next Web apresenta algumas dicas para iniciar no Pinterest.
Irei falar sobre elas em um próximo post.

Nenhum comentário: