Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de abril de 2008

Biblioblogosfera


Boa noite, queridos blogueiros! Gostaria de ressaltar hoje sobre um dos temas mais votados na atual enquete do Bitbiblio: os blogs. Os blogs funcionam como uma espécie de diários digitais dispostos na Internet que podem ser vistos e comentados por qualquer pessoa.

Para quem não sabe, o aparecimento dos blogs ainda é recente (1999), e já são uma das ferramentas mais populares da Web.

Para Komesu (2004), existem vários fatores que contribuem para sua ampla circulação, como dispensar conhecimento especializado em informática, facilidade de uso, edição, atualização e manutenção dos textos em rede, além da interação com recursos de multimídia. E ainda mais, a maior parte dos provedores não cobram taxas de hospedagem, o que garante ainda mais a sua popularidade.

No Brasil, existem vários provedores de blogs, entre eles Blogger, Blig, Wordpress, que habilitam a rápida produção e consumo de publicações baseadas em Web.



Maness (2007), afirma que a implicação dos blogs ao meio bibliotecônomo se dá pelo fato de ser uma nova forma de publicação que deve possuir um tratamento adequado na coordenação editorial. E o mais importante: são soluções que favorecem o aumento de coleções e serviços bibliotecários na Web 2.0.

É por isso, caros colegas, que estas colaborações oferecidas pelo Blogs permitem que os serviços e as coleções das bibliotecas se tornem mais interativos e mais centrados nos usuários, através do consumo e da criação de conteúdos. E os bibliotecários estão cada vez mais se aproveitando deste promíscuo espaço para disseminar mais informações.

Aqui segue uma lista de alguns blogs de bibliotecários:

Biblioteconomia de Babel
O Ser Bibliotecário
Blog das 7 Mulheres
Blog do Kuramoto
Abrindo Espaço
Web Librarian
Bibliotecários Sem Fronteiras

Um comentário:

Tiago Murakami disse...

Obrigado por indicar o BSF.