Pesquisar este blog
domingo, 6 de abril de 2008
Mashups realidade para as bibliotecas
Já havia postado antes um texto falando dos mashups mas resolvi explorar neste especificamente o que é um mashup, que tipo de aplicação pode ser utilizada para ele e coloco aqui um exemplo de aplicação interessante que encontrei. É importnte destacar que este conceito envolve aspectos técnicos de desenvolvimento de aplicações para a internet.
Antes de falar do conceito de Mashups é preciso saber o que é uma API-Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos).
Mashups são aplicações web ou sites que misturam API's e têm como resultado final um novo serviço desenvolvido para o usuário.
Pense no site da sua instituição de que forma poderia utilizar um mashup? Veja que existem já inúmeros tipos de aplicação usando mashups mas as 10 mais utilizadas segundo o site Programmableweb são em:
1 Mapas (33%)
2 Fotos (18%)
3 Video (12%)
4 Shopping (7%)
5 Notícias (6%)
6 Pesquisa (4%)
7 Música (4%)
8 Viagens (4%)
9 Widgets (4%)
10 Mensagens eletrônicas (4%)
Uma aplicação interessante que gostaria que visualizassem o potencial do mashup é utilizando o Google Maps juntamente com vídeos do Youtube para apresentar em vídeo o hino nacional de cada país que está destacado no World National Anthem on Google Maps (veja por exemplo Brasil, USA e Italy).
Para completar e trazer mais conteúdo é interessante dar uma olhada no site Robin Good
Para ilustrar o uso de mashups aqui no Brasil encontrei dois sites que mostram isto o UFind que trás uma lista de serviços em São Paulo e no Rio de Janeiro e Copacabana.com que trás a lista de hotéis no bairro carioca de Copacabana.
Fico aguardando sugestões para a sua utilização em bibliotecas que não sejam somente identificar no mapa a localização destas bibliotecas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Os mashups são como um grande catálogo feito pelos usuários. É uma mescla do catálogo tradicional. Por isso possui grande valia na disponibilização de tags, que irão servir como termos descritores no compartilhamento dos documentos existentes na biblioteca.
Vânia Lopes
Postar um comentário