Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2008

Semeando Informação na Web


Nas minhas aulas deste semestre trabalhei no sentido de ampliar a visão do bibliotecário em torno das sementes de informação que estão se espalhando pela internet.
Estas sementes chamadas em inglês de Feeds e já foi comentada aqui pela Vânia. Elas oferecem algo que há muito tempo é cobrado como solução para divulgar informações na internet.
Algumas vezes já fui chamado para ajudar na divulgação de determinado evento da universidade enviando uma lista com inúmeros emails cadastrados.
Porém esta solução é primária e absolutamente fora de cogitação quando temos esta tecnologia à nossa disposição.
Algo a deixar claro, é que não envolve nenhuma ciência, e sim ensinar os potenciais usuários ou clientes, a cadastrarem o feed do site em questão para ficarem atualizados instantaneamente quando este tem uma notícia ou post publicado.
Falando na linguagem científica alguns autores chamam isto de informação seletiva na Web e muitos sites colocam como RSS(Really Simple Sindication) e que em muitos sites vem com uma imagem , que cada vez mais está se tornando conhecida.
Apesar de já estarmos há vários meses no ar só agora estamos disponibilizando o nosso feed para aqueles que lêem o nosso blog e querem assinar é só clicar no ícone que está à direita do blog e selecionar um agregador de notícias.
Se quiserem saber mais sobre esta tecnologia aqui estão alguns sites que exploram ela há algum tempo.
Bruno Torres,

Rafael Arcanjo

Nenhum comentário: