Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Periódicos em CI - Atualização Janeiro de 2011

Falo agora como pesquisador da área de Ciência da Informação (CI) que busca fontes de informação que auxiliem nas pesquisas de temas contemporâneos na área e faço aqui uma breve análise da área de periódicos em CI. 
Aproveito para fazer uma atualização de lista de links dos 27 periódicos brasileiros de CI que podem ser acessados através do Bitbiblio e com a ajuda do levantamento feito no blog A informação do professor Murilo Cunha no link http://a-informacao.blogspot.com/2010/10/biblioteconomia-periodicos-brasileiros.html.
Como fazia algum tempo que não atualizava a minha lista encontrei algumas fontes bem interessantes e as que eu já tinha inserido tiveram o endereço atualizado!.
Das listadas 14 são de periodicidade semestral o que faz com que o tempo que se leva entre a submissão e a publicação se torne demasiadamente elevado. Algumas deixaram de ser publicadas como o caso da Arquivística ou a Revista Ibero-americana de Ciência da Informação.
O sistema de editoração predominante tem sido o Open Journal System que é traduzido pelo IBICT e auxilia na instalação do pacote do portal de periódicos das instituições.
Verifica-se a necessidade de um contato com os editores para saber do porque da demora na publicação destes periódicos. Cabe ainda uma questão por que as associações e os conselhos não tomam a frente e fazem algo para publicar uma revista de periodicidade mensal que contemple notícias e artigos científicos que sejam atualizados constantemente?
Vale lembrar que o grupo Media Source publica nos EUA a revista Library Journal que já está no 133º ano de publicação e cobre todo o campo da biblioteconomia cuja assinatura custa USD 157,99 e cobre 20 edições mais 12 suplementos e o acesso on-line.
Vejam aqui no blog no menu a direita a lista completa.

Um comentário:

Eduardo disse...

Boa tarde!

Convido-o a visitar o blog InfoBCI (http://infobci.wordpress.com), onde são indexados os artigos publicados pelos periódicos da área de BCI nacional.

Abs,
Eduardo.