Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2008

O QUE É SER 2.0!


Olá... Essa é a minha primeira postagem no Bitbiblio e gostaria de abordar um tema bastante amigável e promissor das tecnologias discutidas aqui. São as redes sociais que vem abrindo espaço para que os usuários compartilhem seus perfis e interesses pessoais, além de conteúdos midiáticos, como fotos, áudio e vídeo, tornando-se verdadeiros fóruns de discussões e relações sociais. Para Fritjof Capra, “redes sociais são redes de comunicação que envolvem linguagem simbólica, limites culturais e relações de poder” onde também são capazes de formar uma cultura de participação devido às TI’s, à globalização e a evolução da cidadania e do conhecimento científico.

Lèvy (1999) já vinha prevendo uma visão de ciberespaço, que é “caracterizado como um espaço virtual, não oposto ao real, mas que o complexificaria, público, imaterial, constituído através da circulação de informações”, e para nós, o ciberespaço, interconectando saberes, experiências e competências, será o melhor mediador da inteligência dos coletivos. E é essa a principal função da Web Social: tornar as coisas melhores por serem mais usadas, porque isso é que é ser 2.0!

Abordando a sua aplicação pelos atuais bibliotecários que a estão utilizando na aplicação de uma interessante rede ou organização social alocada no Ning (uma plataforma que permite o usuário criar sua própria rede): a comunidade Bibliotecários 2.0 – uma rede para quem utiliza tecnologias Web 2.0 (web social) no desempenho de atividades de profissionais da informação e documentação - vem discutir aspectos de Tecnologia 2.0 para a Biblioteconomia.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns, está muito interessante, atual e tem um leque muito bom de informações. Mais uma vez PARABÉNS...

Um abraço,
Maria Freires.