Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

iPad 2 é lançado nos EUA

O lançamento do iPad 2 foi muito aguardado por aqueles que querem adquirir ou já adquiriram um tablet. E isso ocorreu hoje no dia 02 de março de 2011 com a presença do fundador da apple Steve Jobs que apresentou um produto que a princípio é mais rápido, com um novo modelo de processador dual core A5 uma câmera VGA frontal e uma traseira para gravar vídeos em alta definição (720p) que permite também realizar videoconferência do tipo Facetime tecnologia semelhante ao do iPhone 4.  Além disso ele é 33% mais fino que o seu antecessor com uma espessura de 8.8mm diminuindo assim o peso do dispositivo e com a vida útil da bateria de 10 horas. E a Apple ainda aproveita para vender uma capa chamada Smartcover que serve para apoiar o dispositivo para melhorar a ergonomia na digitação e proteger a tela quando desligado.
iPad 2 Fonte: Engadget
Seu modelo de uso continua sendo a loja virtual Appstore, ou seja não é permitido a troca de arquivos por um dispositivo USB, segundo fontes da Apple o modelo é baseado na Cloud Computing (Computação nas Nuvens) ou seja todos os arquivos ficam na rede Internet. Eric Zeman da Information Week contudo destaca 5 detalhes que não estão presentes no iPad 2 são eles:

  • Sem a tecnologia de rede sem fio NFC (Near Field Communication) que hoje está se espalhando pelo mundo, conquistando um número cada vez maior de adeptos por meio de suas aplicações nos telefones celulares, como a compra de ingressos e pagamentos móveis algo semelhante ao serviço que a operadora Oi oferece.
  • Sem um conector para ler memória externa do tipo SD/MMC e assim descarregar fotos e vídeos apesar disso a Apple disponibiliza um acessória que é uma porta HDMI para transmitir conteúdo para uma TV de alta definição.
  • Sem uma tela com tecnologia semelhante ao do iPhone 4 (retina display) que permite uma maior definição talvez a estratégia seja oferecer esse recurso no próximo iPad (3) a tela do iPad 2 é a mesma do iPad original.
  • O preço do lançamento é o mesmo do ano anterior ou seja o custo continua o mesmo do lançamento do original isto justifica a mudança apenas na velocidade do processador, nas câmeras e no design mais leve e fino?
  • Por último a tecnologia 3G oferecida por ele ainda não suporta redes 4G ou seja nos EUA ele é vendido somente com a tecnologia 3G o que deixa de fora algumas operadoras porém não vejo problema disso aqui no Brasil porque ainda temos sinais Edge na maioria dos lugares Brasil afora.

A cobertura completa do lançamento do iPad 2 pode ser encontrada no blog Engadget inclusive as fotos acima eu tirei de lá inclusive eles já fizeram um comparativo entre o iPad 2, o Motorola Xoom, o HP TouchPad e também com o BlackBerry PlayBook todos são considerados dispositivos que se assemelham ao dispositivo da Apple. No Brasil, os únicos modelos comercializados disponíveis no varejo são o Apple iPad (modelo antigo) e o Samsung GalaxyTab que ficou de fora deste comparativo do Engaged. Lembrando ainda que os preços do novo iPad 2 são semelhantes aos do iPad no seu lançamento ou seja teremos a redução de preço do modelo antigo por aqui A Apple já baixou o preço do iPad para R$ 1.399, na versão mais barata e R$ 2.399 na mais cara. Mais informações sobre o evento de lançamento veja no site MacWorldBrasil do Uol.
Primeiras Impressões do iPad 2 : Fonte Engadget
Veja o vídeo oficial da Apple no link 

Nenhum comentário: