Pesquisar este blog

domingo, 6 de abril de 2008

Mashups realidade para as bibliotecas


Já havia postado antes um texto falando dos mashups mas resolvi explorar neste especificamente o que é um mashup, que tipo de aplicação pode ser utilizada para ele e coloco aqui um exemplo de aplicação interessante que encontrei. É importnte destacar que este conceito envolve aspectos técnicos de desenvolvimento de aplicações para a internet.
Antes de falar do conceito de Mashups é preciso saber o que é uma API-Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos).
Mashups são aplicações web ou sites que misturam API's e têm como resultado final um novo serviço desenvolvido para o usuário.
Pense no site da sua instituição de que forma poderia utilizar um mashup? Veja que existem já inúmeros tipos de aplicação usando mashups mas as 10 mais utilizadas segundo o site Programmableweb são em:
1 Mapas (33%)
2 Fotos (18%)
3 Video (12%)
4 Shopping (7%)
5 Notícias (6%)
6 Pesquisa (4%)
7 Música (4%)
8 Viagens (4%)
9 Widgets (4%)
10 Mensagens eletrônicas (4%)

Uma aplicação interessante que gostaria que visualizassem o potencial do mashup é utilizando o Google Maps juntamente com vídeos do Youtube para apresentar em vídeo o hino nacional de cada país que está destacado no World National Anthem on Google Maps (veja por exemplo Brasil, USA e Italy).
Para completar e trazer mais conteúdo é interessante dar uma olhada no site Robin Good
Para ilustrar o uso de mashups aqui no Brasil encontrei dois sites que mostram isto o UFind que trás uma lista de serviços em São Paulo e no Rio de Janeiro e Copacabana.com que trás a lista de hotéis no bairro carioca de Copacabana.
Fico aguardando sugestões para a sua utilização em bibliotecas que não sejam somente identificar no mapa a localização destas bibliotecas.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Os mashups são como um grande catálogo feito pelos usuários. É uma mescla do catálogo tradicional. Por isso possui grande valia na disponibilização de tags, que irão servir como termos descritores no compartilhamento dos documentos existentes na biblioteca.


Vânia Lopes